Detentos e servidores terão a oportunidade de fazer cursos de níveis técnico e superior a distância.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) lançou nesta sexta-feira a Universidade Coorporativa do Sistema Prisional, uma plataforma virtual que vai facilitar o ensino. Como as aulas são feitas pela internet, não há limites de vagas. Assim, todos os detentos aptos que desejam estudar poderão garantir um diploma.
“Esse meio moderno de capacitação já é utilizado nas melhores universidades do país, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e foi customizado segundo as demandas do sistema prisional”, ressaltou o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli. Entre os cursos ofertados estão Administração, Ciências Econômicas e Turismo. Os de treinamento interno para os servidores das unidades prisionais já tiveram início. As aulas de gerenciamento de produção, por exemplo, já contam com 140 inscrições.
De acordo com a Seds, a busca pela ressocialização e pela humanização no cumprimento da pena já resulta em 6,5 mil presos estudando, sendo que mais de cem deles cursam o nível superior.
No final do ano passado, cerca de cinco mil detentos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como forma de incentivo ao trabalho ou estudo, eles têm remição da pena. A cada 24h de atividades laborais ou 12 horas na sala de aula, um dia é diminuído da sentença a ser cumprida. Atualmente, 13 mil presos trabalham nas prisões mineiras. .