(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado lança observatório meteorológico


postado em 22/03/2014 06:00 / atualizado em 22/03/2014 07:06

Em tempo real, informações sobre seca e inundações, com o monitoramento completo das chuvas e o impactos dela nos cursos d’água em Minas. Na quarta-feira será inaugurada a Sala de Situação de Eventos Hidrometeorológicos, fruto de parceria entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Agência Nacional das Águas (ANA). A novidade faz parte da programação da Semana das Águas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que ocorre entre terça-feira e quinta-feira. Além de palestras e cursos voltados para o tema “Ciência e Inovação na Gestão das Águas”, será elaborada uma agenda de ações prioritárias para as bacias hidrográficas.

De acordo com a diretora-geral do Igam, Marília Carvalho de Melo, a sala de situação funcionará 24 horas e contará com especialistas das áreas de defesa civil, meteorologia e gestão. “Vamos produzir boletins diários e mostrar como chuva, granizo e seca trazem impactos aos rios. Vários sensores que medem o nível de chuva serão instalados nos cursos d’água. Nosso objetivo é evitar perdas humanas e materiais”, afirma.

Neste ano, a Semana das Águas terá a maior parte dos eventos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Queremos nos aproximar da produção do conhecimento e promover um apromiramento tecnológico para a gestão dos recursos hídricos”, ressalta Marília. Também será apresentado esta semana o Mapa da Qualidade das Águas de Minas, uma atualização de como estão os níveis de poluição nos principais rios e córregos do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)