Quando o relógio marcar 20h30 no próximo sábado milhares de pessoas devem apagar as luzes de suas casas e comércios para participar da Hora do Planeta. Neste ano, os moradores de Belo Horizonte têm um motivo a mais para interagir com a iniciativa, cujo objetivo principal é alertar a população sobre problemas ambientais. O município foi eleito por um júri internacional como a Capital Brasileira da Hora do Planeta. A premiação é resultado das iniciativas realizadas na cidade para diminuir o consumo de energia elétrica.
O resultado do concurso, que está em sua terceira edição e a primeira vez no Brasil, foi divulgado nesta segunda-feira. Belo Horizonte concorreu com outras sete cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Betim (MG) e Sorocaba (SP).
A capital mineira se destacou, entre outros motivos, pela Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura do Mineirão, um dos estádios da Copa do Mundo Fifa 2014 e o fato da energia solar térmica ter se desenvolvido de forma adequada na cidade, conforme os organizadores do concurso. Segundo a WWF-Brasil, Belo Horizonte é considerada referência na aplicação do coletor solar para aquecimento de água e em números de edificações multifamiliares existentes com a aplicação da tecnologia.
O Desafio das Cidades avaliou os investimentos na reestruturação das matrizes energéticas para fontes limpas, em relação a adaptação às mudanças climáticas.
Luzes apagadas
No próximo sábado, acontece a sexta edição da Hora do Planeta. A partir das 20h30, as pessoas que quiserem participar do evento devem apagar as luzes de suas casas e comércios por 60 minutos. .