São considerados crimes violentos homicídios, roubos e estupros, sejam tentados ou consumados, além de extorsão e sequestro. No mês passado foram registradas 7.384 ocorrências de roubo no estado, 36,8% a mais que as 5.397 de fevereiro do ano passado. Em relação a janeiro, que teve 7.624 casos, houve queda de 3,1%.
Em Belo Horizonte, os assassinatos tiveram redução de 22% em fevereiro deste ano, com 56 registros, contra 72 em igual período de 2013. Considerado todo o estado, porém, houve crescimento de 3,5% dos homicídios, com 376 ocorrências em fevereiro último, contra 363 no ano passado. No comparativo entre os dois primeiros meses deste ano, o aumento é de 2,5% no estado, sendo que janeiro registrou 367 homicídios.
Com relação ao conjunto dos crimes violentos, o quadro em Belo Horizonte é parecido com o do estado, com crescimento de 28% no comparativo de fevereiro último, com 2.792 ocorrências, contra 2.180 de igual período do ano passado.
O secretário de estado de Defesa Social (Seds), Rômulo Ferraz, explicou que mesmo com a redução do número de homicídios na capital, 95% das ocorrências que englobam crimes violentos são relativas ao crime contra o patrimônio. “É um fenômeno que tem atingido todo o país. No Sudeste, ainda mais, principalmente aqui, no Rio e em São Paulo, tem ocorrido crescimento nos roubos. E estamos atentos, buscando a integração das ações policiais dos estados que fazem divisa com Minas.”
Atualmente, os policiais mineiros têm trabalhado em conjunto com colegas de Rio, São Paulo, Bahia, Goiás e Espírito Santo. Dentro das ações integradas com os estados vizinhos, a Operação Impacto já prendeu cerca de 920 pessoas e apreendeu 158 veículos, 134 armas de fogo e 328 munições, entre outros, desde abril de 2013. Para Rômulo Ferraz, os próximos meses podem apresentar tendência de queda relevante dos roubos no estado.
Para atingir a queda dos homicídios, a ampliação do programa Fica Vivo no estado é uma das estratégias, com resultados positivos não só na capital, mas também no interior. No próximo mês 38 áreas vão contar com o programa, com três novas localidades: Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e Jardim Teresópolis, em Betim, ambas cidades na Grande BH, além do Bairro Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro..