Jornal Estado de Minas

Vazamento em rede da Copasa provoca deslizamento e destrói casas em Vespasiano

Duas vítimas chegaram a ficar presas dentro da casa. Três imóveis desabaram e pelo menos outros sete foram danificados

Clarisse Souza

Pelo menos três casas desabaram no início da manhã deste sábado depois de serem atingidas por um deslizamento de terra em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a coordenadoria da Defesa Civil da cidade, o deslocamento da terra foi provocado pelo rompimento de uma tubulação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que enxarcou o terreno onde ficavam pelo menos dez imóveis, no Bairro Célvia. Dois moradores ficaram presos dentro de um dos barracões atingidos e foram socorridos com ferimentos pelo Corpo de Bombeiros.

Uma equipe da Defesa Civil atua na remoção de pelo menos dez famílias que tiveram suas casas afetadas pelo deslizamento. Segundo o coordenador do órgão na cidade, Emir Coelho, os imóveis estão localizados em uma vila contruída sobre uma encosta. Moradores informaram aos técnicos que o vazamento na rede da Copasa começou no fim da noite dessa sexta-feira. Durante a madrugada, o solo ficou enxarcado e, no início da manhã, a terra cedeu e grande quantidade de água e lama invadiu as residências.

De acordo com os bombeiros, três casas acabaram atingidas por árvores. Em uma delas, dois moradores ficaram com as pernas presas na lama. G.
C.J., de 15 anos, foi resgatada com escoriações pelo corpo e Idelcy Jardim de Oliveira, de 43, fraturou o braço esquerdo. Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

Equipes da Copasa trabalham para interromper o vazamento no local. Técnicos da Cemig também foram acionados para interromper o fornecimento de energia elétrica no local, já que postes também foram danificados. “O local é de difícil acesso, ainda não conseguimos contabilizar ao certo os prejuízos. Mas estamos aqui para dar apoio e encaminhar essas famílias para local seguro”, afirma o coordenador da Defesa Civil. Em nota, a assessoria de comunicação da Copasa informou que técnicos da empresa fazem a limpeza do local e darão apoio aos moradores das casas atingidas pelo extravasamento do reservatório de água.

.