(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado questiona ação de PMs e guardas municipais em abordagem a ativistas em BH

Nilmário Miranda (PT) critica a forma como os três ativistas foram detidos na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste da capital


postado em 31/03/2014 17:28 / atualizado em 31/03/2014 18:03

O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) quer uma investigação para avaliar a abordagem feita por guardas municipais e policiais militares contra a representante do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, Heloísa Greco, de 62 anos, e outros dois ativistas. O trio foi detido na noite de domingo na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte. O parlamentar vai levar o caso até a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, onde é vice-presidente. A PM e os ativistas contam versões diferentes para os fatos.

Segundo o boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM), guardas municipais que estavam na praça abordaram Heloísa e Bruno Alcântara Soares, de 38 anos, enquanto eles espalhavam cola e tinta sobre um monumento. Os ativistas desacataram os guardas e os agrediram, resistindo à prisão. Os guardas chegaram a usar o taser – arma que emite choque elétrico - contra Bruno. Os ativistas foram detidos por desacato e depredação ao patrimônio público. Consta no BO que uma testemunha confirmou que eles estavam colando cartazes no local. Ainda de acordo com a PM, o jovem identificado como Aluimar Brandão de Oliveira, de 21 anos, também foi detido após chutar um guarda municipal na tentativa de soltar Heloísa e Bruno. Os envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan) e liberados na madrugada desta segunda-feira.

Outra versão sobre o caso é compartilhada na internet. Por meio das redes sociais, os ativistas relatam que Heloísa e Bruno estavam fotografando cartazes de protesto pelos 50 anos do Golpe de 1964 junto aos monumentos quando foram abordados pelos guardas municipais. A ativista, que é filha de Helena Greco, uma das primeiras vereadoras de BH e militante dos direitos humanos, afirma que a ação foi truculenta. Por telefone, ela informou que pretende encaminhar denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais, à Assembleia Legislativa e à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em nota, o deputado Nilmário Miranda afirma que houve truculência por parte dos guardas municipais. Ele também critica a comandante do policiamento da capital, coronel Cláudia Romualdo, por ter ido ao local no momento dos fatos com um grande contingente. “Na noite de domingo os militantes sociais Heloísa Greco, a Bizoca, e um companheiro, Bruno, fotografavam um busto na praça Santa Tereza, em Belo Horizonte, quando foram abordados por dois Guardas Municipais. Bruno foi dominado após o uso repetido do “taser”, arma não letal utilizada pela Guarda Municipal de Belo Horizonte. Bizoca foi submetida pela coronel Cláudia, do alto escalão da PM, que chegou ao local com contingente surpreendentemente grande para tão trivial ato. A coronel Claúdia alegou que foi ao local alertada para a possibilidade de um linchamento”, disse no documento.

No texto, o deputado também pede uma investigação sobre a prisão. “Os fatos me levam a solicitar um esclarecimento da Polícia Militar para a presença – e ação da coronel Cláudia, com grande contingente de policiais, em um evento sem maiores significados, e também a presença do comandante da PMMG na Delegacia de Polícia. Para que tal aparato e tal mobilização? E por que um policial com a patente da coronel Cláudia se desloca, com grande contingente, sem as rotineiras informações prévias sobre a procedência e a necessidade desse deslocamento?”, questionou.

O em.com.br entrou em contato com a coronel Cláudia Romualdo, mas a comandante não atendeu as ligações. Os ativistas presos também foram contatados, mas não foram encontrados para prestar esclarecimentos.

Veja o vídeo da abordagem na reportagem da TV Alterosa



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)