Uma megaoperação foi lançada nesta quinta-feira pelo governo de Minas para tentar aumentar a segurança no estado e impedir o avanço da criminalidade. Chamada de Pacto contra a impunidade, a ação será em conjunto entre as polícias Civil e Militar, Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário. Os alvos serão aproximadamente 8 mil pessoas reincidentes nos crimes de homicídio roubo e furto.
Para identificar os criminosos que são detidos, mas acabam voltando para a criminalidade, mais de um milhão de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) foram analisados. E nessas ocorrências foram identificados 7.818 pessoas recorrentes nos crimes de homicídio, roubos e furtos. Destes, 86% são adultos e outros 14% adolescentes.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), estas pessoas são suspeitas da prática ou coautoria de um mínimo de seis furtos, dois roubos, ou um homicídio associado a outro tipo de crime. Estão espalhadas por 607 municípios do estado, de todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps).
“Essas pessoas terão o acompanhamento das polícias, do poder judiciário e do MP para evitar que cometam novos crimes. Vamos pesquisar os mandados de prisão contra eles, onde estão morando e quais as relações com a criminalidade. São essas pessoas que contribuem para a criminalidade em nosso estado”, afirmou o governador Antonio Anastasia (PSDB).
Ocorrências virtuais
Na apresentação, o governo assinou a resolução que institui a prática do uso de videoconferências, por meio de ferramentas como o Skype em todo o território mineiro, por meio de um Plantão Virtual. Com isso, os policiais militares que atenderem a uma ocorrência e preencherem o Reds farão contato com a delegacia de plantão mais próxima por meio de videoconferência para definir os próximos passos da ocorrência. A ideia é dar mais eficiência ao trabalho das instituições.
Veículos para a Polícia Civil
O Governador Antonio Anastaisa entregou 200 veículos para a Polícia Civil nesta quinta-feira. Ao todo serão 166 Fiestas e 34 Focus que serão encaminhadas para 200 unidades da corporação emm 148 municípios mineiros. O investimento total foi de R$ 7,8 milhões. .