Uma megaoperação foi lançada nesta quinta-feira pelo governo de Minas para tentar aumentar a segurança no estado e impedir o avanço da criminalidade. Chamada de Pacto contra a impunidade, a ação será em conjunto entre as polícias Civil e Militar, Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário. Os alvos serão aproximadamente 8 mil pessoas reincidentes nos crimes de homicídio roubo e furto.
Para identificar os criminosos que são detidos, mas acabam voltando para a criminalidade, mais de um milhão de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) foram analisados. E nessas ocorrências foram identificados 7.818 pessoas recorrentes nos crimes de homicídio, roubos e furtos. Destes, 86% são adultos e outros 14% adolescentes.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), estas pessoas são suspeitas da prática ou coautoria de um mínimo de seis furtos, dois roubos, ou um homicídio associado a outro tipo de crime. Estão espalhadas por 607 municípios do estado, de todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Dentre as pessoas, algumas possuem até 86 Reds por prática de crimes.
“Essas pessoas terão o acompanhamento das polícias, do poder judiciário e do MP para evitar que cometam novos crimes. Vamos pesquisar os mandados de prisão contra eles, onde estão morando e quais as relações com a criminalidade. São essas pessoas que contribuem para a criminalidade em nosso estado”, afirmou o governador Antonio Anastasia (PSDB).
Ocorrências virtuais
Na apresentação, o governo assinou a resolução que institui a prática do uso de videoconferências, por meio de ferramentas como o Skype em todo o território mineiro, por meio de um Plantão Virtual. Com isso, os policiais militares que atenderem a uma ocorrência e preencherem o Reds farão contato com a delegacia de plantão mais próxima por meio de videoconferência para definir os próximos passos da ocorrência. A ideia é dar mais eficiência ao trabalho das instituições.
Veículos para a Polícia Civil
O Governador Antonio Anastaisa entregou 200 veículos para a Polícia Civil nesta quinta-feira. Ao todo serão 166 Fiestas e 34 Focus que serão encaminhadas para 200 unidades da corporação emm 148 municípios mineiros. O investimento total foi de R$ 7,8 milhões.