O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) informou na noite deste domingo que vai voltar a cobrar o valor de R 2,65 da tarifa de ônibus em Belo Horizonte. A medida vale a partir das 0h desta segunda-feira. As empresas atenderam uma solicitação da BHTrans e preparam recursos para derrubar a decisão da Justiça que suspendeu na última sexta-feira o reajuste de 7,5% no preço das passagens.
O sindicato disse ainda não ter condições técnicas para reprogramar o valor das passagens nos validadores eletrônicos dos 3.036 ônibus da capital. Os empresários ameaçam, por questões financeiras, não pagar o aumento salarial dos rodoviários previsto para ser quitado neste mês.
De acordo com o Setra, uma petição será remetida nos próximos dias ao Ministério Público do Trabalho (MPT) com essa finalidade. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também não havia sido comunicada oficialmente da ordem judicial, mas decidiu atender a liminar. Na manhã deste domingo, a administração municipal divulgou nota e reiterou que irá "vai avaliar as medidas cabíveis a serem tomadas" nesta segunda-feira, quando "tomar conhecimento do conteúdo da liminar".
Com informações de Valquiria Lopes Flávia Ayer