O novo Centro Administrativo de Belo Horizonte já tem lugar para ser construído. O empreendimento, que vai concentrar todas as secretarias municipais e a sede do Executivo, ficará no terreno onde hoje funciona o estacionamento do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, no Centro da capital. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) no Museu Abílio Barreto, na Avenida Prudente de Moraes, no Bairro Cidade Jardim, Região Centro-Sul. Também foi aberto o concurso para o projeto arquitetônico do local.
O empreendimento será construído por meio de uma Parceria Público-Privado (PPP) e custará em torno de R$ 450 milhões. A previsão é que as obras terminem em até cinco anos. A expectativa é que 60 unidades administrativas sejam transferidas para o prédio.
Um dos motivos apontados pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) para a construção do centro administrativo é a economia com alugueis de prédios, que hoje são ocupados pelas secretarias. Apenas dois imóveis, o da sede da prefeitura e a secretaria de Finanças, pertencem à administração municipal. Por ano, são gastos, segundo a PBH, aproximadamente R$ 20 milhões com alugueis. A expectativa é de redução de 40% nos custos, incluido o funcionamento das secretarias, além do aluguel.
A empresa que ganhar o edital terá que arcar com a construção do prédio e também a requalificação urbana da quadra aonde funciona as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), no Centro, a Praça Rio Branco, além da melhoria de vias e calçadas no entorno do empreendimento.
Polêmica
Moradores do Bairro Lagoinha devem ficar aliviados com a notícia do novo local para construção da sede. Inicialmente, rumores davam conta de que o empreendimento seria no bairro, que fica no limite das regiões Noroeste e Centro-Sul da capital. O principal problema era a desapropriação de algumas famílias.
Várias manifestações contra o empreendimento foram feitas pelos moradores do Lagoinha. Audiências sobre o assunto terminaram com bate-boca entre pessoas que eram a favor e contra o projeto.