O estacionamento externo do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, na Praça Rio Branco, no Centro de Belo Horizonte, foi o lugar escolhido pela prefeitura para a construção do Centro Administrativo. A nova sede da PBH foi anunciada nessa terça-feira pelo prefeito Marcio Lacerda durante lançamento do concurso para o projeto arquitetônico do empreendimento. A expectativa é economizar R$ 70 milhões por ano com aluguéis de imóveis e unificação de serviços.
Um dos critérios para definição do lugar foi a mobilidade urbana, já que o terminal vai abrigar uma estação de integração metropolitana quando a rodoviária do São Gabriel estiver pronta. Mas, tudo depende da transferência da atual rodoviária para o Bairro São Gabriel, na Região Nordeste. Ontem, Lacerda admitiu atraso nas obras devido a problemas envolvendo desapropriação e remoção de famílias de 15 imóveis, com processos na Justiça. Ele estima que a nova rodoviária esteja pronta em um ano e meio, sendo o Centro Administrativo para daqui a três anos.
A área também é atendida pela linha 1 do metrô e BRT/Move. O prefeito informou ainda que no local vai passar a futura integração da linha 3 do metrô da Savassi, partindo do eixo Avenida Afonso Pena, cuja licitação, segundo ele, será publicada nos próximos cinco meses.
ENTORNO O edital prevê a utilização de parte da área do prédio histórico da antiga Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde funciona a Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que pertence ao estado. Não há limitação de altura para a edificação a ser erguida, que pode ser única ou em conjuntos, mas deve ter sintonia com os bens tombados. Ao todo, serão cerca de 60 unidades administrativas funcionando no local, entre secretarias, fundações e autarquias.
A edificação terá 100 mil metros de área construída, em um terreno de 10 mil metros quadrados, e prevê a integração urbanística do Centro Administrativo com o entorno de sua área, com requalificação de parte do Bairro Lagoinha. Haverá interligação e acessos às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Contorno, Andradas e Nossa Senhora de Fátima. “O entorno deve dialogar intimamente com o Centro Administrativo”, disse o secretário municipal de planejamento urbano, Leonardo Castro.
O projeto vai priorizar os transportes não motorizados com a construção de bicicletários e tratamento urbanístico das calçadas para pedestres. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Região Central, Vitor Diniz, considera acertada a escolha do local para o Centro Administrativo. “No Centro da cidade, a região mais deteriorada é o entorno da rodoviária. Os imóveis têm baixo valor e o comércio é prejudicado. A região será revitalizada, ficará mais bonita e com um comércio mais ativo”, disse Diniz..