Festa para comemorar os mais privilegiados olhares sobre as belezas de nosso estado. O grande vencedor da 4ª edição do concurso fotográfico Paisagens Mineiras, Megaron Mota, foi premiado nessa terça-feira à noite, em cerimônia realizada na sede do Estado de Minas, pela bela imagem captada do pôr do sol na zona rural de São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas. O evento contou com a presença de representantes de vários segmentos sociais, que puderam conhecer os trabalhos dos finalistas e dos concorrentes mais votados nas quatro seletivas da disputa, promovida pelo EM com patrocínio da Petrobras. Na categoria Instagram, Joana Moreira venceu com “Aconchego da Serra”, uma paisagem de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH.
O diretor de publicidade do EM, Mário Neves, abriu a cerimônia destacando os números do projeto, que nesta edição, em apenas seis meses, teve 9 mil trabalhos inscritos, além da participação de internautas com 560 mil votos nas quatro seletivas, realizadas entre outubro de 2013 e fevereiro deste ano. Em cada uma dessas etapas foram escolhidos dois participantes, que indicaram uma instituição filantrópica ou educacional cada, para receber um kit multimídia e assinatura digital do Estado de Minas. Foram beneficiadas oito ONGs que atendem a 12 mil pessoas.
Além da premiação geral, que rendeu a Megaron Mota uma câmera Canon EOS 5D Mark II, e da categoria Instagram, em que Joana Moreira recebeu uma câmera Lomo Diana F+, houve vencedores em cinco categorias – Cidades Históricas, Natureza, Cultura e Artesanato, Paisagens Urbanas e Cozinha Mineira – instituídas nesta quarta edição, que ganharam cada uma câmera Lomo Fisheye. Todos os finalistas receberam certificado de participação e assinatura digital do EM. “Por cinco anos trabalhei com informática e há seis meses decidi ser fotógrafo profissional. Receber o prêmio maior do Paisagens Mineiras é a melhor oportunidade de prosseguir na minha escolha”, comemorou Mota.
O gerente de Comercialização da Refinaria Gabriel Passos (Regap) da Petrobras, José Eduardo Gorini Lobato de Campos, destacou a importância do concurso para o turismo mineiro. “Minas é um estado fantástico, mas particularmente acho que muito esquecido em termos de turismo. Um concurso desse tipo é uma maneira de promover o estado”, pontuou Lobato, que definiu como “belíssimos” os trabalhos finalistas.
O diretor-executivo do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, também elogiou o nível da disputa. “Acho que existe uma competição crescente. A cada ano são fotos complexas, mas que ao mesmo tempo mostram o lado singelo de Minas Gerais. Essa mistura da imagem no momento certo, mostrando coisas típicas mineiras, que estão no nosso cotidiano, é a fórmula de sucesso do projeto”. O diretor-geral do EM, Édison Zenóbio acrescentou: “São trabalhos maravilhosos de fotografia, que exibem a nossa beleza natural. É um passeio por Minas Gerais”.
Secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, destacou a contribuição do concurso. “É uma iniciativa louvável. Minas retrata tudo aquilo que temos no Brasil. Um estado diversificado, rico em termos de natureza e patrimônio histórico, e isso proporciona imagens belíssimas. Alem do valor material em termos de promoção turística do estado, é uma valorização para os próprios mineiros demonstrar isso em fotos tão bonitas”.
Elaine Parreiras, secretária de estado de Cultura, destacou a importância do Paisagens Mineiras na revelação de vários talentos artísticos de Minas. “Revela várias pessoas que têm vocação para a atividade da fotografia. E ao mesmo tempo tem um fato muito importante, que também revelam Minas para os mineiros e para o mundo.” Para o presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês (PTdoB), o número de trabalhos inscritos por si já é impressionante e demonstra a força do concurso. “É um evento que valoriza Minas Gerais, que mostra as nossas riquezas. Os Diários Associados estão de parabéns por essa valorização da nossa terra, paisagem e cultura.”
A gerente-executiva de marketing do EM, Andreia Zuqui, lembrou que nas quatro edições do Paisagens Mineiras formou-se um acervo de 24 mil fotos de 600 cidades mineiras. “Temos o maior acervo fotográfico de Minas, capaz de promover uma viagem pelo estado. Com certeza temos um agente turístico que vai apresentar a maior parte do estado para qualquer visitante que queira conhecer Minas, por meio de sua paisagem e da participação dos mineiros, que aderiram totalmente ao projeto”, definiu. Confira as fotos selecionadas.