Jornal Estado de Minas

Presa quadrilha que roubava carros na Grande BH para desmanchar no Norte de Minas

Os bandidos retiravam as peças em Jaíba. Os equipamentos eram vendidos em outros municípios da região como Janaúba e Manga

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
A Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada em furto e receptação de peças e veículos roubados em Minas Gerais.
Os carros, geralmente populares, eram roubados na Grande BH e enviados para um desmanche na cidade de Jaíba, no Norte de Minas. As peças retiradas eram vendidas em outros municípios da região como Janaúba e Manga.

Os suspeitos Antides Bitencourt, de 29, e Sérgio Nunes de Oliveira, de 42, foram presos em flagrante no dia 4 de abril, na BR-040, pelo crime de receptação. Na ocasião, eles conduziam dois veículos que tinham sido furtados nos dias 1º de abril e 16 de janeiro. Depois foi preso o dono da oficina onde ocorriam os desmanches, Fábio Pires da Silva, de 43 anos. Por último, foi detido o homem responsável pelos furtos, Raylander Aparecido da Silva.

De acordo com o delegado Luciano Guimarães Nascimento, o esquema funcionava organizadamente sendo Raylander o ladrão, Sérgio e Antides os transportadores de veículos para o Norte de Minas e Fábio o responsável pela retirada de peças. Conforme o delegado, Raylander é um ladrão contumaz e agia de com perícia retirando as centralinas – dispositivos eletrônicos dos carros – para facilitar os furtos.


A polícia começou monitorando as ações de Raylander e por meio dele chegou aos outros nomes da quadrilha. O suspeito furtava veículos principalmente na região do Bairro Camargos, em BH. Quando foi abordado pelos policiais civis Raylander já estava usando uma tornozeleira eletrônica por outro crime de receptação cometido no início do ano.

Os presos foram autuados por formação de quadrilha, receptação qualificada, adulteração de veículo, furto. Todos estão presos no Centro de Remanejamento (Ceresp) Gameleira. Com eles foram apreendidos sete motores raspados e vários objetos que estavam dentro de carros furtados – como computadores.

As investigações revelaram a participação de outros três suspeitos nas atividades da quadrilha, que estão foragidos. Um deles é Carlos César Bispo da Cruz, que trabalhava para o líder Fábio no ferro-velho em Jaíba. Carlos também acompanhava Antides Bitencourt em viagens até BH para voltar transportando veículos furtados ou roubados. Os outros dois são Ricardo Silva Alves, também responsável pelo transporte dos veículos até Jaíba, e Renato do Nascimento, encarregado de guardar e repassar os carros a Antides..