Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que foi anunciada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) e a uma comissão de guardas uma série de medidas que vão resultar em ganhos para a Guarda Municipal. Os benefícios atendem aos três itens da pauta prioritária apresentada pelo Sindibel à PBH. “O primeiro item contemplado foi a retirada do artigo do Estatuto da Guarda Municipal que veda a filiação sindical. A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem alteração no salário, foi outra reivindicação atendida pela prefeitura O terceiro item da pauta, o pagamento de Adicional de Periculosidade, também foi aprovado pela Prefeitura.
A prefeitura também sinalizou positivamente para outras reivindicações, como a realização de concurso público para seleção de 200 guardas e a contratação de empresa para a realização do processo seletivo interno necessário para a promoção prevista no plano de carreira. A Prefeitura também informou que a questão do armamento da Corporação está sendo analisada pelo prefeito e pela Secretaria Municipal de Segurança.
“Outras reivindicações, que envolvem análises mais complexas, como reajuste na Gratificação por Disponibilidade Integral (GDI), equiparação salarial com os órgãos de segurança do Estado, pagamento de adicional noturno, aumento no valor do vale-lanche e seguro de vida serão levadas à Mesa de Negociação Sindical, um canal de discussão permanente instituído pela Prefeitura, que reúne representantes do Executivo e do funcionalismo”, finaliza. .