Jornal Estado de Minas

Casal preso com bebê em BH vai responder por subtração de incapaz


Policiais da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) vão pedir ajuda a Polícia Civil do Piauí para tentar localizar os pais de uma menina de 12 dias encontrada com um casal, na noite desta quinta-feira, no Bairro Pompeia, Região Leste de BH. André Alves da Silva, 34 anos, e Amanda Suellen de Freitas, de 27, prestaram depoimento nesta sexta-feira e foram presos em flagrante por subtração de menor. Se condenados, podem pegar de dois a seis anos de prisão, além do pagamento de multa.



A Polícia Militar (PM) chegou até o casal na noite de quinta-feira depois de receber uma denúncia anônima. Ao ser presa, Amanda informou que foi procurada por André em 6 de abril e o rapaz pediu que ela cuidasse do bebê por alguns dias. O jovem disse a mulher que recebeu a recém-nascida da mãe porque ela não queria cuidar da própria filha. A mulher estaria com depressão pós-parto.

O jovem deixou na casa uma bolsa com alimentos e uma Declaração de Nascido Vivo emitida por um hospital de Teresina, no Piauí, onde a menina nasceu em 31 de março. Usado para registro do nascimento de crianças, o documento informa os nomes de Francisco de Chagas de Jesus Silva e Ana Rodrigues da Silva como os pais biológicos da recém-nascida.

A polícia fez um contato com André, que informou ter recebido um pedido de Francisco de Chagas para buscar a criança em Teresina e trazê-la para BH, onde ele a pegaria. André da Silva afirmou ser amigo de Francisco.

O casal foi levado para a Depca onde foi ouvido por aproximadamente uma hora e meia pela delegada Cláudia da Proença. André informou que trouxe a garota de Goiás para BH. Os dois foram indiciados por subtração de menor e em seguida encaminhados para a cadeia. André foi levado para o Centro de Remanejamento Prisional (Ceresp) Gameleira e Amanda para o Ceresp Centro-Sul. A prisão em flagrante será emitida à Justiça que pode converter para preventiva ou conceder a liberdade provisória.

A criança ficou sob os cuidados do conselheiro tutelar da regional Centro-Sul. Segundo a polícia, o bebê foi levado para o hospital João Paulo II onde passou por exames. Ainda não há informações sobre o destino na menina.(Com informações de Rafael Passos)