(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito acredita que aumento de oferta de linhas do BRT reduza espera e lotação

Marcio Lacerda (PSB) viajou da estação até a Rua Paraná esquina com Tamoios, no Centro, para testar a nova fase de implantação do sistema de transporte que começou a valer hoje


postado em 12/04/2014 13:41 / atualizado em 12/04/2014 14:02

Conforme o Lacerda, a prefeitura fez uma pesquisa com resultado de 85% de aprovação do BRT pelos passageiros. Prefeito viajou neste sábado da estação São Gabriel ao Centro(foto: Beto Novaes/EM DA Press)
Conforme o Lacerda, a prefeitura fez uma pesquisa com resultado de 85% de aprovação do BRT pelos passageiros. Prefeito viajou neste sábado da estação São Gabriel ao Centro (foto: Beto Novaes/EM DA Press)

Começou a valer neste sábado uma nova etapa do BRT/Move no corredor Cristiano Machado em que três linhas circulares passaram a ter pontos de embarque e desembarque na Estação São Gabriel e duas semiexpressas foram transformadas em alimentadoras. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) viajou da estação até a Rua Paraná esquina com Tamoios, no Centro, para testar a nova fase de implantação do sistema de transporte.

O prefeito comentou a reclamação de passageiros sobre a demora de ônibus do Move e disse que é um processo de adaptação. De acordo com Lacerda, a medida em que aumentarem as linhas alimentadoras, as troncais terão mais viagens para minimizar a espera e a lotação.

Segundo o Lacerda, toda semana alguma linha será implantada para que em maio o sistema esteja operando com capacidade total. O prefeito confirmou que no próximo dia 26 haverá, em parceira com o governo estadual, a inclusão das linhas metropolitanas ao sistema. Os coletivos vão fazer paradas nas estações de transferência da Cristiano Machado e em dois terminais reservados nas avenidas Paraná e Santos Dumont, no Centro.

Neste sábado, prefeito viajou na linha que faz o trajeto direto da estação até o Centro, mas houve uma parada para demonstração da Estação São Judas.

Resultados

Conforme Lacerda, a prefeitura fez uma pesquisa com resultado de 85% de aprovação do BRT pelos passageiros, sendo que 10% dessas pessoas têm curso superior e renda alta. O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, também participou da viagem nesta manhã e falou de resultados do sistema. Segundo ele, a expectativa inicial para o Move era atender a 30 mil usuários, no entanto, 47 mil pessoas estão sendo beneficiadas. A expectativa dele é que com a adesão de passageiros, as viagens sejam aumentadas até o tempo de intervalo ficar em apenas quatro minutos. Com as novidades deste sábado, mais 23 mil pessoas serão beneficiadas.

Mudança deste sábado

A partir de hoje as linhas 503 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis), 504 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis) e 702 (Xodó – Marise/Estação Minas Shopping) passam a ter ponto de embarque e desembarque dentro da Estação São Gabriel. Assim, a linha 503 agora se chama Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa e a 504 Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida.

A 5508 (Aarão Reis via Minaslândia) virou alimentadora 734 (Estação São Gabriel/Aarão Reis Via Minaslândia), e a 5523A (Conjunto Paulo VI) foi transformada em alimentadora 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI).

Os moradores do Paulo VI reclamaram muito da lotação de ônibus da região e ficaram perdidos nesta manhã porque não havia agentes para informar sobre as alterações no ponto final do bairro. A BHTrans informou que não vai enviar agente para o local. A empresa promoveu encontros com moradores das regiões, além de reuniões com as comissões regionais de transporte e trânsito. Folhetos explicativos estão sendo distribuídos nos ônibus.

Todas as linhas agora operam com tarifa de alimentadora. Para atender ao aumento do número de usuários, em função da integração de mais linhas ao sistema Move, a frota das linhas 83D, 83P e 82 estão ampliadas em cerca de 55%. Há também a ampliação do quadro de horários com a inclusão de novas viagens.

Uma nova linha troncal foi criada hoje: a 9850, ligando a Estação São Gabriel à Estação José Cândido. Com isso, os usuários terão, na Estação São Gabriel, novos acessos a diferentes bairros das regiões Norte, Nordeste e Pampulha, ao Centro de forma direta, à Região Hospitalar e a Savassi.

(Com informações de Gustavo Werneck)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)