Alunos da rede municipal de ensino de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam cadernos que têm o Hino Nacional com erros de grafia. Os estudantes também não receberam os uniformes para frequentar as aulas.
A letra do Hino Nacional aparece na contracapa dos cadernos. Faltam a letra L nas palavras flores e florão e o i em desafia e filho. Foram produzidos 55 mil cadernos no valor total de R$ 280.400. Em nota, a prefeitura de Vespasiano informou que nas provas enviadas pelo fornecedor do material a transcrição do hino estava correta e o erro só foi visto após a entrega do material. “Já com o compromisso feito com todas as escolas municipais de entrega, o material foi distribuído com uma ressalva aos diretores, que distribuíssem um novo hino e orientassem aos alunos quantos aos erros. E assim foi feito”, diz o documento.
Sobre o atraso na entrega dos uniformes aos alunos, a prefeitura explica que o processo licitatório foi instaurado em julho do ano passado, mas o material apresentado pela empresa vencedora foi reprovado pela Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Educação porque apresentava baixa qualidade. Foi feita uma nova licitação, e as amostras apresentadas pela nova empresa foram reprovadas. Na segunda-feira, o segundo lugar na concorrência foi convocado para apresentar as amostras que seriam enviadas à comissão em dois dias. A previsão, agora, é de que os alunos recebam os uniformes em maio.