A Serra da Moeda, localizada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será tomada por dezenas de pessoas na próxima segunda-feira. O já tradicional abraço simbólico luta em prol do meio ambiente e contra a exploração predatória de minério de ferro na região. Neste ano, o principal foco será a retomada da preservação do Monumento Municipal Natural Mãe D'água que teve a área de preservação reduzida.
O evento é realizado há sete anos pela ONG Abrace a Serra. Moradores de Brumadinho e de seus distritos se encontram no alto da serra onde há eventos musicais e o tradicional abraço. As pessoas vestem roupas de cor branca na ocasião.
O ato é para tratar da importância da preservação da Serra. “Este ano, em especial, vamos lutar pela manutenção da preservação da Mãe D'água, que teve a área de preservação diminuída pelo prefeito da cidade em função dos interesses das mineradoras. Também queremos chamar a atenção dos perigos que a serra vem correndo”, explica Ana Amélia Lage Martins, vice-presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda.
O evento terá apresentação de grupos culturais locais, como os de Congado e Moçambique, bandas de música e um passeio ciclístico. “Quem quiser participar é só chegar. De Brumadinho, 12 ônibus vão sair da cidade. Em BH não temos veículo, mas as pessoas podem chegar sem nenhum problema. Será tudo gratuito. Pedimos para as pessoas irem de branco, mas quem não puder também distribuímos algumas camisas”, diz Martins. .