O ponto facultativo será para os funcionários da Prefeitura e do Estado. “Três dos dos seis jogos em BH serão no sábado. Haverá ponto facultativo nos dias úteis em jogos da Seleção Brasileira. Não sendo jogo em BH, a liberação ocorrerá três horas antes da partida.
Conforme Lacerda, a decisão é baseada em estudos de operação da Copa na cidade. O secretário explica que o evento trará uma grande visibilidade para a capital e que ações desse tipo são comuns em grandes eventos internacionais. “Cabe à iniciativa privada definir o que fará com seus funcionários. Entendo que a Copa do Mundo é um grande momento para o comércio gerar suas receitas. Não seria justo nem para o comércio, nem para as pessoas na cidade não ter esses serviços à disposição”, esclarece. “Nesse decreto vamos excluir os equipamentos do Estado que estão diretamente ligados ao turismo, como museus e pontos culturais, que funcionarão normalmente”.
Ainda de acordo com Tiago Lacerda, existe a possibilidade de o governo federal decretar feriado em todo o país em dias de jogos da Seleção Brasileira, o que pode sobrepor as decisões do estado e município. Na semana passada, o prefeito Márcio Lacerda (PSB) havia garantido à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizotne (CDL/BH) que o funcionamento do comércio está autorizado durante os jogos. Ainda não havia previsão sobre o funcionalismo público. .