Jornal Estado de Minas

Tradicionais tapetes de serragem enfeitam ruas e encantam fiéis durante Páscoa em Ouro Preto

Caracterizados com vestes de figuras do antigo e novo testamento, 160 moradores da cidade conduziram a procissão

Sandra Kiefer

Cerca de 7 mil pessoas estavam presentes à cerimônia, segundo o padre Marcelo Moreira Santiago - Foto: Beto Novaes/EM/DA.Press



O badalar dos sinos da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, teve um significado a mais neste domingo, anunciando a saída da Procissão da Ressurreição de Jesus Cristo de dentro de uma basílica. A matriz foi alçada a essa condição há dois anos, depois de completar três séculos de existência. No entanto, em 2013, por se tratar de ano ímpar, foi a vez de a procissão sair do Bairro Antônio Dias. Neste ano, de número par, pela primeira vez os fiéis do Pilar tiveram a honra de abrir as portas de uma basílica para dar passagem ao Santíssimo Sacramento, no domingo de Páscoa.

Caracterizados com vestes de figuras do antigo e novo testamento, 160 moradores da cidade conduziram a procissão, caminhando solenemente sobre os 4,5 quilômetros de tapetes de serragem colorida, que tinham sido feitos a mão durante toda a madrugada. Apesar de já estar permitido pisar em cima das obras de arte ao ar livre, era visível a aflição de algumas pessoas de estragar os tapetes. “Dá nervoso. Parece que essa sandália de gladiador vai sair desmontando tudo. Na minha opinião, o Santíssimo Sacramento deveria passar primeiro”, afirmava, respeitoso, o estudante de restauração da Ufop Fernando Barbosa, de 20 anos, que representava um faraó, rei do Egito.

Veja imagens dos tapetes coloridos em Ouro Preto

Cerca de 7 mil pessoas estavam presentes à cerimônia, segundo o padre Marcelo Moreira Santiago, que se tornou reitor do Pilar desde que a paróquia foi nomeada basílica pelo Papa Bento XVII, passando a ser território papal.
Para ele, o domingo de Páscoa traz um simbolismo maior: “A esperança em Cristo ressuscitado nos dá a certeza de que é preciso fazer um mundo melhor e mais bonito e de que nossa missão é fazer o bem”.
.