De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem saiu da fazenda onde mora em em Casa Grande para buscar uma vaca perdida. Ele iniciou a caminhada no terreno da família, mas entrou em uma mata fechada, onde se perdeu. Por causa da doença, os bombeiros dizem que o idoso sequer percebeu quantos dias passou na mata. Ele ficou sem comida ou bebida todos esses dias.
Ele foi encontrado sentado ao pé de uma árvore, muito debilitado. No hospital, recebeu hidratação e foi liberado no mesmo dia. Conforme os bombeiros, no primeiro dia de buscas por terra ainda havia muita dúvida sobre os rumos tomados pelo idoso.
O idoso relatou aos militares que se machucou durante a caminhada, por isso não conseguiu mais andar. Ele não tinha a menor noção da localização e resolveu sentar. Disse ainda, que viu o helicóptero dos bombeiros sobrevoando, mas não conseguiu sinalizar ou pedir ajuda. José de Souza passa bem e já reencontrou com equipe de militares que participaram do resgate, momento de muita emoção para bombeiros e para vítima..