Os usuários do transporte rápido por ônibus, o BRT/Move, terão novidades a partir do próximo sábado, quando entra em operação a terceira etapa do sistema. Nesta nova fase, duas novas linhas, uma que vai levar os passageiros da Estação São Gabriel até o Centro passando pelos bairros Floresta e Sagrada Família, e outra que seguirá do terminal até o BH Shopping, entram em operação. Também serão criadas cinco novas linhas alimentadoras que irão substituir ônibus semi expressos. Com as mudanças, a expectativa da BHTrans é que aproximadamente 100 mil pessoas circulem diariamente pela Estação São Gabriel.
A principal novidade será a criação das linhas 85 (Estação São Gabriel/Centro) e a 8151 (Estação São Gabriel/ BH Shopping). Os ônibus 85 irão seguir até o Centro de Belo Horizonte passando pelo Bairro Sagrada Família, Avenida Silviano Brandão, Bairro Floresta, Área Hospitalar, Rua Goiás e Augusto de Lima. Os veículos circularão pelas faixas exclusivas delimitadas pelas linhas azuis. Agentes da BHTrans irão monitorar o trecho no próximo sábado. Depois de um mês, fiscalizações eletrônicas serão instaladas nessas vias.
Os motoristas não vão poder circular por essas faixas. De acordo com a BHTrans, os condutores que tiverem de entrar em garagem de prédios públicos terão de respeitar a faixa contínua e só poderão acessar o imóvel a partir da linha pontilhada.
Já a linha 8151, vai sair da Estação São Gabriel até o BH Shopping. Os pontos de ônibus para os usuários serão instalados ao longo do Anel Rodoviário e da BR-356.
Também vão entrar em operação cinco novas linhas alimentadoras que irão levar os passageiros dos bairros da região Norte e Nordeste de Belo Horizonte até a Estação São Gabriel. Elas vão substituir linhas semi expressas. São elas: 5502 A que vai virar a linha 814 (Jardim Vitória / São Gabriel) e 5506 C, que vai se transformar na 813 (Paulo VI / Via Ribeiro de Abreu).
Outras três linhas, que funcionam aos domingos, vão passar a circular durante todos os dias da semana. São elas: 5502 B, que virou a 832 (Capitão Eduardo / São Gabriel), a 5506 B, que se transforma na alimentadora 837 (Ribeiro de Abreu / Via conjunto) e a 5507 A que virou a 707 (Jardim Guanabara / São Gabriel).
Reforço de ônibus
Com a criação das novas linhas, a Estação São Gabriel vai receber mais 28 mil passageiros diariamente e a expectativa da BHTrans é que 100 mil usuários passem pelo terminal diariamente a partir de sábado. Para atender a demanda, haverá o reforço no número de ônibus e viagens das três linhas troncais que passam pela Avenida Cristiano Machado.
A 82, que vai até a região hospitalar, vai passar de 96 viagens para 145, um aumento de 51%. A 83 P, que vai até o Centro parando nos pontos do corredor, vai passar de 94 para 113, aumento de 20%. Já a 83 D, que vai direto ao Centro, passa de 130 para 239, aumento de 84%.
Os intervalos entre uma viagem a outra também vai diminuir. A expectativa é que a 83 D tenha um espaço de dois a três minutos, a 83 P, seis minutos, enquanto a 82, cinco minutos.