Somente de janeiro a março, foram instaurados 18.759 processos, o que representa um aumento de 400%, se comparado ao mesmo período de 2013, quando 4.875 processos foram instaurados no estado. De acordo com a delegada, a infração mais cometida foi o excesso de velocidade, que representa 20% dos casos. O uso do telefone celular ao volante ficou em segundo colocado.
Em relação as blitzes da Lei Seca, da campanha Sou pela vida dirijo sem bebida, a delegada afirma que as ações fizeram diminuir o número de infração da embriaguez.
A instauração do processo é o primeiro passo para a responsabilização do condutor que atingiu a pontuação máxima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para o motorista que cometeu infrações que, por si só, originam um processo, como dirigir sob a influência de álcool, disputar corrida, entre outros. Cerca de 98% dos processos resultam na suspensão ou cassação da carteira de habilitação dos condutores infratores.
Alerta
A delegada Inês Junqueira fez um alerta à população em relação a alguns e-mails em nome do Detran que circulam na internet.