O número de processos instaurados contra motoristas que atingiram a pontuação máxima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que cometeram infrações como dirigir alcoolizado e disputa de racha é quatro vezes maior no primeiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi divulgado na tarde desta quarta-feira pela delegada da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) do Departamento e Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), Inês Borges Junqueira.
Em relação as blitzes da Lei Seca, da campanha Sou pela vida dirijo sem bebida, a delegada afirma que as ações fizeram diminuir o número de infração da embriaguez.
A instauração do processo é o primeiro passo para a responsabilização do condutor que atingiu a pontuação máxima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para o motorista que cometeu infrações que, por si só, originam um processo, como dirigir sob a influência de álcool, disputar corrida, entre outros. Cerca de 98% dos processos resultam na suspensão ou cassação da carteira de habilitação dos condutores infratores.
Alerta
A delegada Inês Junqueira fez um alerta à população em relação a alguns e-mails em nome do Detran que circulam na internet. Segundo ela, nas últimas semanas, inúmeros motoristas alegaram ter recebido, por meio de mensagens eletrônicas, o aviso da notificação. O condutor pode evitar o golpe fazendo a consulta de sua pontuação diretamente no site do Departamento, que é o www.detran.mg.gov.br.