Jornal Estado de Minas

Ônibus do BRT/Move estraga e complica trânsito em BH

O veículo da linha 83 está parado em uma das pistas da avenida em direção ao Centro de BH

João Henrique do Vale Mateus Parreiras
Guardas Municipais estão no trecho para controlar o trânsito - Foto: Reprodução/BHTrans

Um veículo do BRT/Move, sistema rápido por ônibus, apresentou problemas na tarde desta sexta-feira na Avenida do Contorno, próximo ao Viaduto Leste. O ônibus da linha 83 ficou parado em uma das pistas em direção ao Centro da cidade por aproximadamente duas horas. Guardas municipais foram para o local para ajudar na orientação de motoristas. O trânsito ficou complicado na região.

De acordo com a BHTrans, o veículo saiu da Estação São Gabriel e seguiu normalmente pela Avenida Cristiano Machado, em direção ao Centro da capital. Quando chegou na Avenida do Contorno, apresentou problemas mecânicos. Os passageiros que estavam no ônibus tiveram que descer. A empresa não soube dizer se outro veículo foi remanejado para o trecho para continuar a viagem com os usuários.

De acordo com o motorista do veículo, a correia do ventilador estourou e atingiu a mangueia de combustível, que se rompeu.
O líquido vazou e caiu no motor, o que provocou fumaça. O condutor afirmou que seguiu até a entrada da Rua Rio de Janeiro e parou em um trecho onde causaria menos impacto no trânsito.


Serragem foi jogada na pista para cobrir o combustível que vazou e evitar novos acidentes. Técnicos da empresa responsável pelo veículo foram acionados e levaram novos equipamentos. O ônibus não precisou ser rebocado e continuou as viagens normalmente. Logo que o problema foi identificado, uma viatura da Guarda Municipal foi deslocada para o local. Os guardas controlaram o trânsito na região.

Esse não foi o primeiro problema registrado com ônibus do Move em BH. Em 2 de abril, um veículo articulado da linha 82 se envolveu em um acidente no Complexo da Lagoinha. O coletivo bateu em uma moto quando seguia no Viaduto Leste, que liga a Avenida Cristiano Machado ao Centro de BH. Não houve vítimas. Após o acidente, o veículo - que faz o trajeto Estação São Gabriel/Savassi/Via Hospitais -, ficou parado na faixa direta da pista.

.