Jornal Estado de Minas

PBH abre licitação para implantação de 1,3 mil novos abrigos em pontos ônibus

A empresa que vencer a licitação será responsável pela criação, confecção, instalação e manutenção de abrigos em ponto de parada de ônibus, com exploração publicitária

Abrigo de ônibus na avenida do Contorno com Rua Carijós, no Centro de BH - Foto: Cristina Horta/EM/D.A Press

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, abriu licitação para a implantação de 1,3 mil novos abrigos em pontos de ônibus na área central e nos corredores da cidade, compreendendo a criação, instalação e manutenção desses equipamentos com exploração publicitária pelo concessionário. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Com a nova concessão, a BHTrans substituirá todos os atuais abrigos que não apresentam condições adequadas de conservação por outros novos, mais modernos e confortáveis.

Em fevereiro, uma consulta pública específica realizada pela Internet e divulgada no DOM ampliou a discussão prévia do objeto da concessão, com avaliações e sugestões da comunidade, dos moradores, usuários e as empresas interessadas em participar da licitação, nos termos da legislação vigente.

A concessionária que vencer a licitação será responsável pela criação, confecção, instalação e manutenção de abrigos em ponto de parada de ônibus, com exploração publicitária, bem como a criação, confecção, instalação e manutenção de marcos de ponto (totens), sem exploração publicitária, em locais onde não se justificar a instalação de abrigos. O prazo de concessão é de 25 anos.

A exploração de publicidade nos abrigos é amplamente utilizada em grandes cidades do mundo, sendo uma oportunidade para que esse importante mobiliário urbano possa ser implantado com alta qualidade e funcionalidade para o usuário de ônibus, e sem ônus para a administração municipal.

A licitação, em duas etapas, vai selecionar a melhor proposta para a cidade, com base em critérios de melhor técnica e melhor preço. A etapa de melhor preço visa a identificar a melhor proposta comercial para o município, e a de melhor técnica vai selecionar os modelos de abrigo mais confortáveis, bonitos, modernos e duráveis.

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