As investigações levaram quatro meses. A princípio, a Polícia Civil descobriu que o fornecedor que abastecia as três regiões era Milton Francisco Gomes, de 46 anos, que atuava junto com a esposa, a filha da mulher, de 25 anos, e o irmão. A família de Betim recebia drogas do grupo que atuava no Mato Grosso do Sul, liderado por Arnaldo Maciel de Oliveira, de 41 anos. A esposa dele, o filho de 19 anos, a namorada do rapaz, de 18, também estava envolvidos no esquema, de acordo com as investigações.
A polícia recebeu informações de que a família do outro estado estava transportando uma nova carga de drogas para Minas. Assim, no dia 17 de abril, foi desencadeada a Operação Cabana. Segundo a PC, A mulher de Arnaldo e a nora transportavam as drogas em um carro, enquanto ele e o filho seguiam como batedores em outro veículo.
Os carros foram abordados pelos investigadores em Mateus Leme. Ao todo, eles transportavam cerca de 90 tabletes de maconha totalizando 76 quilos da droga.
Milton Francisco e os parentes foram detidos no mesmo dia no Vianópolis, em Betim, onde aguardavam a carga. Eles eram responsáveis por armazenar e distribuir o material. .