Jornal Estado de Minas

Moradores reclamam de falta da informação sobre desapropriação no Anel Rodoviário

As perspectivas para a remoção de moradores que vivem às margens do Anel Rodoviário foram discutidas em audiência pública nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Estão previstas obras, no valor de R$ 1,5 bilhão, que podem afetar 7 mil famílias. A reunião contou com participação de membros de comunidades envolvidas, que lotaram o plenário principal da Casa. Em pauta, dúvidas dos moradores a respeitos de procedimentos e prazos para reassentamento, bem como a respeito da extensão das áreas que serão afetadas.

Junto com a proposta de obra na rodovia, vieram as expectativas de remoção de famílias do entorno, muitas delas habitantes de vilas e favelas marcadas por importantes problemas de infraestrutura, como a Vila da Luz, e do Pica Pau Amarelo, na região nordeste. Na audiência, representantes da comunidade relataram casos de pessoas vivendo embaixo de viadutos, sem acesso à moradia digna e ameaçados pelo risco de acidentes e atropelamentos.

Diante desse quadro, muitos dos moradores deixaram clara a necessidade da realocação de famílias. Eles se queixam da falta de informações sobre a obra, sobre a extensão das intervenções e sobre os cronogramas das desapropriações. Por outro lado, os moradores pedem ainda que, em caso de remoção, sejam encaminhados para locais próximos de seus locais de trabalho e de convivência. A incerteza e a falta de informações concretas, segundo o vereador Tarcísio Caixeta, tornam mais difícil a realização de atividades cotidianas, como a matrícula das crianças na escola, e impede que os moradores possam planejar, com tranquilidade, o seu futuro.

O Anel Rodoviário recebe um intenso fluxo de veículos, inclusive caminhões de carga, em trânsito intermunicipal.
São frequentes os acidentes, que vitimam motoristas e pedestres, além de colocar em risco as populações do entorno. Para enfrentar o problema, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) apresentou um projeto técnico, com propostas para reformas na via e em parte da BR 381, entre a Av. Cristiano Machado e o Bairro Olhos D’água. A ideia é adequar a capacidade e a segurança do Anel Rodoviário, eliminando o risco de acidentes em pontos críticos e facilitando a entrada para os bairros..