Jornal Estado de Minas

Minas Gerais participa da Conferência Mundial da Juventude no Sri Lanka

A terceira edição do evento internacional vai ser realizada no Sri Lanka. Participantes compartilhar ideias, experiências e abordagens inovadoras para contribuir com o cumprimento dos Objetivos vão de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU

Minas Gerais é está presente na 3ª Conferência Mundial da Juventude, que será realizada na capital do Sri Lanka, Colombo, a partir de terça-feira (06/05) até o próximo sábado (10/05).
Cerca de 1,5 mil participantes, metade deles jovens de mais de 200 nações, vão se reunir no país asiático para compartilhar ideias, experiências e abordagens inovadoras para contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela Organizações das Nações Unidas (ONU).

Integrante da comitiva brasileira, o subsecretário de Juventude do Governo de Minas, Gabriel Azevedo, vai apresentar no Sri Lanka a carta redigida por jovens mineiros, que contém propostas para os Objetivos do Milênio pós 2015. O documento foi finalizado após a realização de 235 encontros municipais em Minas e da 3ª Conferência Estadual da Juventude, realizada em novembro de 2013 na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba. Os eventos foram marcados pela participação do público jovem e por intensos debates.

“A ONU tem a iniciativa de construir os Objetivos do Milênio, que o Governo de Minas leva muito a sério. Colocamos essas discussões no âmbito das conferências da juventude, onde discutimos metas para Minas e pensamentos no pós 2015. Tudo isso virou um grande documento final que a ONU gostou e aprovou”, enaltece Gabriel Azevedo.

A carta traz mais de 70 objetivos, divididos em oito eixos temáticos: Erradicar a miséria e a fome, Educação de qualidade para todos, Igualdade entre gêneros, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combater a aids, malária e outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, Todo mundo trabalhando junto pelo desenvolvimento.

Luta contra a Aids

Entre os integrantes da comitiva nacional que vai desembarcar no Sri Lanka está o estudante mineiro de Relações Internacionais, Diego Callisto, de 26 anos. Natural de Juiz de Fora, na Zona da Mata, o universitário foi um dos dois jovens escolhidos pela ONU para representar o Brasil na conferência.

Apesar da pouca idade, Diego Callisto tem um grande histórico na luta contra a Aids, tendo participado de inúmeros eventos e ações no Brasil e exterior. “Minha militância começou na luta contra a Aids.
Desde quando fui diagnosticado com HIV comecei a trabalhar com os jovens em pautas regionais e na América Latina”, conta.

Integrante do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Diego Callisto não participou das conferências realizadas em Minas, mas, em âmbito nacional, defendeu a definição de uma agenda de enfrentamento da Aids e a disseminação da educação sexual e reprodutiva, especialmente no ambiente escolar e para o público LGBT. “Participei de reuniões na Venezuela e Uruguai, em 2012 e 2013, respectivamente. Antes já tinha ido à Zâmbia e Zimbábue”, explica.

No país asiático, Diego Callisto, ao lado de um estudante paulista, vai representar a juventude brasileira. O mineiro vai levar as contribuições de jovens de todo o Brasil, descritas em uma carta, para a discussão dos Objetivos do Milênio. “A carta é fruto de um mecanismo de escuta feito ao longo do tempo no Brasil, inclusive com consulta pública”, esclarece.

(Agência Minas)
.