Vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento de Belo Horizonte vão enviar um ofício nos próximos dias à prefeitura para solicitar a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe. Em reunião na Câmara nesta terça-feira, os parlamentares ressaltaram que a capital ainda está abaixo da meta de imunização.
De acordo com o vereador Dr. Nilton (PROS), a campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 22 de abril se encerra na próxima sexta-feira. Porém, BH alcançou até agora apenas 32% da meta prevista. Diante do grande número de doses não utilizadas, a Comissão elaborou um ofício a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a prorrogação da campanha.
O público-alvo são as pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.
A vacina só é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
Segundo a Secretaria de Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global.