A 5ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte pretende animar a Região da Pampulha neste domingo. A edição terá a presença de cerca de 3 mil corredores, entre atletas de elite e amadores. Além dos 21.097 metros da prova principal, haverá também o percurso de 5 quilômetros para quem ainda não está preparado para encarar uma meia maratona.
Com a largada marcada para 7h30, na Praça da Pampulha, no fim da Avenida Fleming e bem perto da igrejinha, a competição já se tornou tradicional na cidade. Ao todo, são 11 pontos de hidratação, sendo oito com água e três com isotônicos. Eles estão estrategicamente instalados para auxiliar os competidores. De acordo com a organização do evento, além desses postos, o evento contará com uma equipe de 40 profissionais da saúde, que estarão atentos a qualquer casualidade.
No percurso, os corredores passarão por alguns dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, o Parque Ecológico e a Casa JK. Só a orla da lagoa tem 18km e, para completar o trecho padrão de uma meia maratona, os participantes vão passar por mais três quilômetros dentro do Jardim Zoológico.
Para garantir a segurança e ampliar a comodidade dos atletas, os agentes da Unidade Integrada de Trânsito – BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal – terão efetivo especial de 60 homens.
Os atletas que usarão o transporte coletivo para chegar até a orla da lagoa deverão usar as linhas que trafegam nas avenidas Antônio Carlos, Abrahão Caram e Portugal e seguir até os pontos existentes ao longo dos desvios. As mudanças dos itinerários e dos pontos de embarque e desembarque serão afixadas no interior dos ônibus e nos pontos desativados. Já aqueles que pretendem ir de carro até o local, haverá vagas de estacionamento exclusivo nas imediações da Praça Expedicionários Lourival Pereira, entre as avenidas Dom Orine e Otacílio Negrão de Lima.
A Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte é uma realização da TV Alterosa, TBH Esportes e Ace Esportes e Eventos e tem promoção do Estado de Minas, Jornal Aqui, Portal Uai e Guarani FM.
Homenageados
A Meia Maratona Internacional de BH é realizada desde 2009. Na segunda edição, quando começou a passar por dentro do zoológico, a organização passou a adotar um mascote, sendo este um animal da fauna brasileira ameaçado de extinção. A primeira foi a onça pintada, na prova de 2011. No ano seguinte, o escolhido foi o lobo guará. Em 2013, foi a vez do gavião real e, agora, o macaco muriqui.
.