Jornal Estado de Minas

Funcionários terceirizados do metrô de BH fazem paralisação

Segundo sindicato, trabalhadores stão com os salários, férias e vale transporte atrasados, por isso fazem o protesto

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Cristiane Silva
Funcionários terceirizados da bilheteria do metrô de Belo Horizonte fazem uma paralisação nesta sexta-feira na Estação São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte.
Por causa do protesto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) liberou as catracas para os passageiros, na tentativa de evitar tumulto no embarque. Mesmo assim, a lotação do terminal foi inevitável no horário de pico.

Os funcionários que paralisaram os serviços são da PH Service. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Belo Horizonte (Sindeac), os trabalhadores da empresa estão com os salários, férias e vale transporte atrasados. O sindicato informou, ainda, que já enviou um ofício ao Ministério Público do Trabalho solicitando uma audiência sobre a situação.

A empresa atende a órgãos públicos, instituições privadas e condomínios fornecendo funcionários para limpeza, telefonia, apoio de administração, jardinagem, entre outros serviços. O em.com.br entrou em contato com a PH Service, mas até o início da tarde a empresa não havia se pronunciado.

A CBTU informou que a paralisação parcial dos operadores de bilheteria não comprometeu a operação sistema de transporte e os trens circulam normalmente nas 19 estações. A situação em todas as bilheterias foi normalizada, às 8h40..