Membros do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG), do Sindicato dos Arquitetos em Minas Gerais (Sinarq/MG), do Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (GEMARQ) e Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), que representam o setor técnico, fizeram uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira e mostraram insatisfação com o cronograma.
A conferência começou em abril e se encerra em 31 de maio. O prazo foi estabelecido no ano passado durante a reunião do Compur.
Segundo o presidente, os integrantes do setor técnico querem uma definição por parte da prefeitura sobre o cronograma. “Neste sábado é dia de votação, mas não podemos votar sem uma definição. Vamos procurar saber se vai ter a extensão ou não, se não sentirmos capaz de fazer a votação não vamos participar da reunião. Isso não significa que estamos saindo da Coferência”, afirma Tôrres.
Nesta sexta-feira, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município (DOM) convocação de reunião extraordinária do Compur para a definição do cronograma da Conferência. A PBH ressalta que a Conferência é organizada pelo Compur (composto pelo executivo e pela sociedade civil) e, portanto, cabe a ele essa decisão.
Em relação a reunião da Conferência neste sábado, a administração pública informou que caso haja a aprovação de alteração do cronograma, não há impedimentos para que a etapa de discussão seja ampliada e se inclua ou altere as propostas nas definições da reunião..