Usuários do metrô de Belo Horizonte e região metropolitana tiveram uma surpresa ao utilizarem o transporte público no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira. Por causa da greve dos trabalhadores terceirizados, a Companhia de Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) liberou as catracas de todas a estações. Com isso, as viagens foram feitas gratuitamente pela população.
Os protestos começaram na manhã desta sexta-feira, mas apenas na Estação São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Durante o dia, a situação se espalhou pelas outras estações do metrô.
De acordo com a CBTU, os funcionários terceirizados que trabalham para a empresa PH Service estão em greve. Segundo o Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Belo Horizonte (Sindeac), os trabalhadores da empresa estão com os salários, férias e vale transporte atrasados. O sindicato informou, ainda, que já enviou um ofício ao Ministério Público do Trabalho solicitando uma audiência sobre a situação.
A empresa atende a órgãos públicos, instituições privadas e condomínios fornecendo funcionários para limpeza, telefonia, apoio de administração, jardinagem, entre outros serviços.
Os funcionários terceirizados trabalham na venda de bilhetes e também no bloqueio das catracas. Conforme a CBTU, a medida inédita de liberar os passageiros se deu para não prejudicar as pessoas que teriam de comprar a passagem. Ainda segundo a Companhia, os trabalhadores estão em reunião e a cobrança poderá voltar a qualquer momento.
Na Estação Central a entrada principal foi fechada pela CBTU na noite desta sexta-feira. Apenas um dos acessos ao terminal foi liberado. .