Jornal Estado de Minas

Minas registra 14 mortes em decorrência da dengue em 2014

Em uma semana, mais 3.996 casos foram confirmados pela SES, passando de 11.279 para 15.275

João Henrique do Vale
O número de mortes por causa da dengue não para de crescer em Minas Gerais.
De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 14 mortes foram registradas somente este ano em decorrência da doença. Em apenas uma semana, quatro óbitos foram confirmados.

Passos, na Região Sul de Minas, é o município que registrou o maior número de mortes, três no total. Em seguida vem, Divinópolis, na Região Cenrro-Oeste, com três. Outros casos aconteceram em Juiz de Fora, Paracatu, Prata, Santa Luzia ,Três Corações, Campo Belo e Curvelo.

O número de pessoas infectadas pela doença também aumentou. Em uma semana, mais 3.996 casos foram confirmados pela SES, passando de 11.279 para 15.275. O alerta ainda está ligado na autoridades, pois, de acordo com a SES, historicamente entre os meses de novembro e maio as condições do clima são favoráveis para a reprodução de mosquito.


Sintomas

No caso da dengue clássica, os sintomas são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, perda do paladar, manchas e erupções na pele semelhante ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas e dor no corpo, principalmente nas articulações, entre outros. Já a dengue hemorrágica, caso mais grave da doença, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. .