A ponte sobre o Rio Gualaxo, na MG-262, entre as cidades de Mariana, na Região Central, e Ponte Nova, na Zona da Mata, deve ficar fechada pelo menos por mais três dias. O trecho está interditado desde sexta-feira, quando um caminhão-tanque explodiu ao trafegar pelo local e cair no curso d’água. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) fizeram uma vistoria na estrutura e constataram um deslocamento de 3,5 centímetros e uma trinca no pilar central. Nos próximos dias serão realizados testes para determinar o dia da liberação.
Conforme o órgão, os técnicos voltaram na rodovia e fizeram um novo estudo. Ensaios foram feitos com o concreto e a ferragem recolhida no local. Porém, o resultado ainda não ficou pronto. A previsão que a ponte seja liberada dentro de três dias para veículos leves.
Ainda não se sabe as causas do acidente. Bombeiros de Ouro Preto, que atenderam a ocorrência, acreditam que o mais provável é que o condutor tenha perdido o controle do veículo que, desgovernado, bateu na ponte a caiu no rio. De acordo com os militares, a cabeceira direita da estrutura, no sentido Ponte Nova, estava danificada e preta por causa da fumaça. Outro indício é que, no entorno, cerca de 500 metros de vegetação estavam queimados.
A cabine ficou parcialmente submersa, o que dificultou o resgate do motorista. O corpo de Renato Rodrigues de Souza, de 27 anos, foi retirado anteontem. O combustível derramado na água alimentou as chamas e impediu os bombeiros de mergulhar para fazer o resgate. O tanque do caminhão ainda tem combustível. Ainda não há previsão de quando a carga será retirada nem de quando o veículo será removido do leito do rio. A empresa dona do caminhão informou aos militares que acionaria o seguro para providenciar o transbordo.
Desvios
Os veículos de carga que deixarem a capital mineira devem pegar a BR-381 até João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova.
Caso a viagem esteja sendo feita por Ouro Preto, em Mariana optar por segui-la pela MG-129 em direção a Catas Altas, Santa Bárbara, até Barão de Cocais, onde deverá continuar pela MG-436 até o entroncamento com a BR-381. Neste ponto direcionar para João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 130 quilômetros na viagem.
Para quem vem do Rio de Janeiro pela BR-040, entrar em Conselheiro Lafaeite na BR-482, passar por Itaverava, Catas Altas da Noruega, Piranga, Porto Firme, Viçosa, onde deverá seguir pela BR-120 até Ponte Nova. Aumento de 175 quilômetros na viagem..