A dica da Prefeitura de Belo Horizonte para quem precisa de serviços prejudicados com a paralisação do BH Resolve, por causa da greve de servidores municipais, é tentar solucionar pela internet. O cidadão deve acessar o Portal de Informações e Serviços https://portaldeservicos.pbh.gov.br, para saber informações sobre documentações e procedimentos necessários para a solicitação do serviços e acompanhamento.
Estão disponíveis 170 serviços de auto-atendimento, em que o cidadão faz a solicitação pela internet e tem a sua demanda registrada, sem necessidade de atendimento presencial. Entre os disponíveis estão incluídos a emissão de 2ª via de IPTU, alvará de localização e funcionamento imediato, certidão negativa de débito, guias imobiliárias e consulta prévia informatizada.
Dos 170 serviços disponíveis, 125 podem ser solicitados pelo Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão (SACWEB), pela internet ou por meio da Central de Atendimento Telefônico 156. Após o registro da solicitação, o cidadão recebe um protocolo para acompanhamento da demanda, que é automaticamente encaminhada para a unidade responsável pela execução do serviço.
Podem ser solicitados por meio do SACWEB ou pelo fone 156, serviços como controle de roedores, corte ou poda de árvore em logradouros públicos, tapa-buraco, prevenção e controle de focos do mosquito transmissor da dengue, fiscalização de descarte irregular de lixo, resíduos de poda, terra, entulho e bota-fora e vistorias.
O cidadão pode localizar o serviço no endereço https://portaldeservicos.pbh.gov.br por área temática, auto-atendimento, acesso rápido e máquina de busca. O SACWEB pode ser acessado diretamente no Portal de Informações e Serviços ou ainda por meio do link www.pbh.gov.br/sac. Também é possível a busca dos serviços por grupo, palavra-chave ou lista de serviços.
O servidores estão em greve desde a semana passada e vão se reunir às 14h desta quarta-feira para definir os rumos da mobilização.