Policiais faziam patrulhamento pelo bairro quando receberam uma denúncia de que foragidos do Distrito Federal estariam escondidos em Betim cometendo crimes e espalhando o terror entre os moradores, sendo responsáveis por assaltos e homicídios na região. Diante das informações, eles seguiram para o imóvel alvo da denúncia, que fica na Rua Linda Flor.
De acordo com a PM, os militares encontraram uma caminhonete Strada parada na frente da casa e desconfiaram da atitude dos ocupantes. Percebendo que eles seriam abordados, um dos homens desembarcou e tentou entrar na residência, mas não conseguiu. Ele fugiu a pé para a Rua Chuva de Ouro, seguido pelos policiais, e atirou uma vez contra eles. Ao mesmo tempo, o condutor da caminhonete fugiu e foram ouvidos disparos sendo, segundo os militares, impossível naquele momento precisar de onde partiram os tiros. Um dos militares foi atingido de raspão no pulso. Após os disparos, dois policiais reagiram e atiraram contra o primeiro suspeito, que foi atingido e levado para o Hospital Regional de Betim, onde morreu.
Os outros policiais que permaneceram no endereço da ocorrência revistaram o imóvel. Além e outro revólver 38, foram localizados produtos de procedência duvidosa, como uma TV LCD, relógios, colete à prova de balas, a carteira de identidade de um homem com várias passagens pela polícia, e chaves de diversos veículos. Dois deles estavam estacionados no local. Um Gol com placa clonada e queixa de furto e um Uno Way, também com a placa clonada e que, segundo a Polícia Militar, foi roubado em um assalto a uma residência de Betim em abril, quando os criminosos tentaram abusar sexualmente de uma das vítimas.
Os materiais e os veículos foram encaminhados à Polícia Civil, juntamente com um adolescente que estava na residência no momento da abordagem. O outro suspeito que estava no Fiat Strada não foi localizado. .