Jornal Estado de Minas

Mesmo inacabada, estação BRT da Pampulha começa a funcionar no sábado

O cenário é de canteiro de obras com restaurantes, mirante, bilheterias e acessos ainda inacabados. O viaduto que liga a Avenida Portugal à estação está com cabos de metal e ferragens à mostra

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Carolina Mansur
A BHTrans e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) garantiram nesta quinta-feira que os passageiros serão bem atendidos a partir de sábado na Estação do BRT/Move na Pampulha, apesar das obras inacabadas.
A etapa do sistema de transporte da Avenida Presidente Antônio Carlos será entregue sem as intervenções concluídas e com canteiro de obras no local onde passageiros vão transitar. Segundo a prefeitura, 80% dos trabalhos estão concluídos no fim de semana e a entrega total está prevista para o mês de julho.

Representantes da prefeitura fizeram uma visita guiada com a imprensa na manhã de hoje para mostrar os trabalhos. A impressão do visitante é de que não vai dar tempo, mas os órgãos garantem a operacionalidade das três linhas que começam a circular no sábado, num total de 50 veículos articulados. Na visita, foi possível ver estrutura de restaurantes,  mirante, bilheterias e acessos ainda inacabados.

A prefeitura garante que o viaduto que liga a Avenida Portugal à estação ficará pronto, apesar de ainda estarem expostos cabos de metal e ferragens. Conforme a Sudecap, o pontilhão tem condições de receber o trânsito no sábado. Sobre a conclusão da duplicação da Avenida Dom Pedro I, a garantia é de que o cenário de canteiro de obras se encerrará para a Copa do Mundo.

Operação

A linha 50 (Estação Pampulha/Centro- Direta) sairá da Estação Pampulha e levará os passageiros direto ao Centro, nas estações Carijós e Rio de Janeiro, que também serão inauguradas sábado.
As estações vão funcionar 24 horas. A linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), para em 15 estações de transferência ao longo da Antônio Carlos, segue para o Centro e vai para a área hospitalar. Ela será a primeira do novo sistema a operar, entre a meia-noite e as 4h da manhã, passando pela pista mista nos horários da madrugada.

Já a linha 52 (Estação Pampulha/Lagoinha) parte da Estação Pampulha, para ao longo dos pontos na Antônio Carlos e retorna no Complexo da Lagoinha. Outra novidade é que passageiros do corredor da Antônio Carlos poderão ter acesso também ao corredor da Cristiano Machado. A estação da Rio de Janeiro será o novo ponto de embarque da Linha 83P (Estação São Gabriel/Centro - Paradora).

Neste primeiro momento, oito linhas convencionais serão extintas (2212 A, B e C, 2213, 2215 A, B, C e D) e transformadas em sete linhas alimentadoras (614, 615, 616, 510, 645, 618 e 643). A mudança significará menos 82 veículos circulando no horário de pico na Antônio Carlos. Em contrapartida, outras 30 linhas que continuam ativas e trafegam na Antônio Carlos terão que deixar as pistas exclusivas, a chamada busway, e passar a dividir espaço com os carros. Até Copa, a BHTrans informou que todas outras linhas convencionais, previstas para acabar, serão extintas.

Os táxis também ficarão fora da busway, o que provocou uma reação do Sindicato dos Taxistas (Sincavir). Os profissionais dizem que apresentaram um estudo de viabilidade técnica comprovando a possibilidade de táxis continuarem usando a pista do meio, no entanto a BHTrans informa que ainda não recebeu o documento.

Entrada e saída

As entradas dos pedestres na Estação Pampulha serão feitas por dois pontos diferentes, pelo lado do hipermercado Via Brasil e pela Avenida Portugal (para quem vem dos bairros no entorno dessa avenida). A integração para quem vem dos bairros ocorre no andar de cima da estação, onde o passageiro desembarca.
No andar abaixo, as pessoas terão acesso às linhas troncais. .