Jornal Estado de Minas

Veja como foi o protesto desta quinta-feira em Belo Horizonte

Alessandra Alves

VEJA GALERIA DE FOTOS COM IMAGENS DO PROTESTO


21H20 - FIM DO PROTESTO
Manifestantes deixaram a Praça da Liberdade e o trânsito foi liberado no local.
Protesto termina sem confrontos entre os grupos que participaram do ato e a Polícia Militar. Ninguém foi detido.

20h54 - PROTESTO PERTO DO FIM
Manifestantes colocam fogo em um papelão em frente ao relógio da Copa e em seguida começam a se dispersar.

20h24 - PRAÇA DA LIBERDADE

Manifestantes chegam na Praça da Liberdade e se concentram em frente ao relógio da Copa. Grupo está queimando uma catraca. No momento, há muitos mascarados. O trânsito no entorno da praça foi desviado pela BHTRans.

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press
 
20h17 - MANIFESTANTES EM MOVIMENTO
Cerca de 50 pessoas estão na Rua da Bahia, em frente à Academia Mineira de Letras. A rua está totalmente fechada e a PM acompanha o grupo com quatro policiais em motos.
 
20h13 - AVENIDA AFONSO PENA
O trânsito foi liberado neste momento na Avenida Afonso Pena, sentido Bairro-Centro. No sentido oposto, um caminhão-pipa faz limpeza da via onde manifestante fizeram fogueiras. Não há manifestantes no local.
 
20h03 - MANIFESTANTES DISPERSAM
Os manifestantes começam a dispersar neste momento. Cerca de 130 deixam a Avenida Afonso Pena e sobem a Rua da Bahia, em direção à Bernardo Guimarães. A Avenida Afonso Pena permanece interditada e um grupo ainda está no local. 
 
19h47 -  CAVALARIA DISPENSADA
Cavalaria e alguns militares estão deixando a Avenida Afonso Pena.

19h44 - CAVALARIA
Onze militares da cavalaria chegaram na Avenida Afonso Pena e pararam no cruzamento com a Rua da Bahia. Eles estão a 60 metros dos manifestantes.

19h33 - QUATRO PESSOAS SÃO ABORDADAS COM VINAGRE E BOLAS DE GUDE
Segundo a PM, quatro pessoas foram abordadas durante a manifestação. Elas carregavam bolas de gude e garrafas de vinagre dentro das mochilas. Todos foram ouvidos e liberados no local.
De acordo com a PM, ninguém foi preso.

19h25 - CLIMA TENSO

Clima fica tenso na manifestação. Um grupo de pessoas começou a cantar "Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar" para a Coronel Cláudia e outros quatro policiais. Ela andou em direção à rodoviária, onde está grande parte do efetivo da PM, e foi seguida pelos manifestantes em coro. O clima ficou tenso e bombas foram soltas.

19h15- MOVIMENTOS SOCIAIS

De acordo com o coronel Carvalho, aproximadamente 10 movimentos sociais participaram do protesto. Todo o percurso feito hoje foi discutido previamente entre os líderes e a PM.

19h04 - BARRICADAS

Neste momento, manifestantes fazem barricadas de lixo e botam fogo na Avenida Afonso Pena, sentido Mangabeiras.

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

19h00 - PM FAZ PRONUNCIAMENTO

Ao Em.com.br, o comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Antônio de Carvalho, comentou a manifestação de hoje.  "Devido às mobilizações nas redes sociais e divulgação do protesto, muitas pessoas evitaram o perímetro central, principalmente na área da Praca Raul Soares, Rua Espírito Santo e Mercado Central. O movimento hoje foi bem menor do que o de dias normais. Durante o protesto, algumas pessoas foram abordadas para averiguações mas nenhum material ilícito foi encontrado. Não houve detenção" .

18h49 - FUTEBOL E DUELO DE MCs

Líderes do protesto anunciam que haverá um Duelo de MCs e uma partida de futebol na Avenida Afonso Pena.



- Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

18h48 - PROFESSORES COMEÇAM A DEIXAR MANIFESTAÇÃO

Agora, professores municipais e membros da Ocupação William Rosa começam a deixar a manifestação.

18h43 - MANIFESTANTES QUEIMAM CATRACA EM FRENTE À PBH
Um grupo de manifestantes queima uma catraca em frente à sede da PBH. Os dois sentidos da Avenida Afonso Pena seguem fechados. No momento, alguns motoristas desligam os carros e deixam os veículos, enquanto outros, com auxílio de guardas municipais e policiais militares, dão ré e passam em cima do canteiro central para sair do congestionamento.

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press

18h38 - GRUPO CHEGA À PREFEITURA
Manifestantes estão reunidos neste momento em frente à sede da Prefeitura na Av. Afonso Pena. As duas pistas estão completamente interditadas.

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

18h30 - AFONSO PENA FECHADA NOS DOIS SENTIDOS

Um grupo de pessoas fecha agora a Avenida Afonso Pena também no sentido Mangabeiras. No cruzamento com a Rua da Bahia, motociclistas e motoristas tentaram furar o bloqueio formado pelos manifestantes e houve tumulto. Dois motociclistas foram atingidos por bandeiradas. A PM chegou para intervir e os manifestantes cantaram músicas pedindo a desmilitarização da corporação.

18h21 - MANIFESTANTES SEGUEM PARA A PBH
Segundo a PM, manifestação já conta com 600 pessoas. O grupo começou a andar pela Avenida Afonso Pena, com o objetivo de chegar até a sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Máscaras são vendidas por ambulantes no local.  O trânsito está completamente interditado na avenida e ans ruas Espírito Santo e Tamoios. Motoristas de ônibus desligam os motores e passageiros descem dos veículos.

18h20 - BARES E LOJAS ABERTAS NA PRAÇA SETE
No momneto, bares e lojas do entorno permanecem de portas abertas. Há mascarados entre o grupo de manifestantes

18h09 - MANIFESTANTES CHEGAM À PRAÇA SETE
Manifestantes chegam à Praça Sete e começam a subir no pirulito. Como acontecia desde a Copa das Confederações, o entorno da praça está totalmente fechado. De acordo com informações da PM, a Tropa de Choque está posicionada em locais estratégicos.

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press

 

18h01 -  MANIFESTANTES DISPARAM BOMBA
Uma bomba foi disparada pelos manifestantes enquanto eles seguem para a Praça Sete. No momento, o grupo, que a cada momento ganha mais adeptos, passa pela Rua Curitiba, sentido Centro. O trânsito está completamente interditado e a Polícia Militar acompanha a manifestação. Pedestres e pessoas que estão em pontos de ônibus recebem panfletos dos manifestantes. Há grupos anarquistas, com bandeiras pretas e vermelhas, em meio à multidão.

17h55 - 500 MANIFESTANTES SEGUEM PARA A PRAÇA SETE
Segundo informou o Major Gedir, sub-comandante do 1º Batalhão da PM, cerca de 500 pessoas deixam neste momento a Praça Raul Soares, e seguem rumo à Praça Sete, fechando completamente o trânsito na Avenida Amazonas, sentido Centro. O grupo é composto por lideranças de movimentos sociais, movimentos anti-copa, sindicatos e contrários à tarifa de ônibus. Há pessoas mascaradas entre os manifestantes.

17h46 - PASSAGEIROS DESCEM DOS ÔNIBUS E SEGUEM A PÉ
O trânsito na Av. Augusto de Lima está parado nas duas pistas e há uma longa fila de ônibus. Passageiros que estavam nos coletivos, desembarcam e seguem a pé. A BHtrans autorizou motociclistas a passarem pelo passeio e darem o retorno na praça. Segundo estimativas há cerca de 300 pessoas no local. O trânsito está congestionado em toda a região.

17h42 - PRAÇA RAUL SOARES TOTALMENTE INTERDITADA
Neste momento, um grupo de professores tenta negociar com manifestantes que chegam à Praça Raul Soares para seguir com o protesto até a Praça Sete. A passagem da Av. Augusto de Lima sentido Afonso Arinos está bloqueada. Integrantes de movimentos que protestam contra as tarifas de ônibus também chegaram ao local carregando catracas.

17h39 - REFLEXO NO TRÂNSITO
Segundo a BHTrans, a diversidade de manifestações nas ruas e avenidas do Centro de Belo Horizonte já causa reflexos no trânsito, também devido ao horário. O órgão informa que há protestos registrados na Rua Rodrigues Caldas, com Álvares Cabral.

17h32 - MOVIMENTO AUMENTA NA PRAÇA RAUL SOARES

Movimento começa a aumentar na Praça Raul Soares. Os professores que partiram da Avenida Olegário Maciel já se encontram na praça e o trânsito está fechado no acesso à Avenida Bias Fortes. No momento, a Polícia Militar apenas observa os manifestantes. Há grande concentração de jovens no local e ninguém quer falar com a imprensa.

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press

17h25 - MANIFESTANTES SE DISPERSAM

Servidores municipais já começam a deixar a sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

17h15 - SERVIDORES CHEGAM À SEDE DA PBH
Neste momento, os servidores municipais já se encontram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena. Grupo ocupa o passeio e parte da rua.

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

17h13 - MANIFESTANTES SÃO REVISTADOS
Manifestantes começam a chegar na Praça Raul Soares. A Polícia Militar revista bolsos e mochilas. Movimento ainda é pequeno.

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press

17h01 - AV. OLEGÁRIO MACIEL FECHADA
Professores da rede municipal de ensino fecham totalmente a Avenida Olegário Maciel, sentido Centro. Eles seguem rumo à Praça Raul Soares. Manifestação segue com carro de som e bandeiras.

16h51 - PROFESSORES RUMO À PRAÇA RAUL SOARES
Professores da rede municipal de ensino deixaram neste momento a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e seguem rumo à Praça Raul Soares, onde ocorre o protesto do Dia Internacional de Lutas contra a Copa.

16h35 -TRÂNSITO NA AV. AFONSO PENA
Servidores municipais começam a marchar pela Avenida Afonso Pena, rumo à Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a BHTrans, a passeata não tem reflexos no trânsito. Manifestantes cumprem decisão da Justiça e ocupam apenas uma faixa da via. Entre as reivindicações da categoria estão aumento salaria de 15%, vale refeição de R$ 28 e cumprimento da jornada de trabalho semanal de 30 horas.

- Foto: Leandro Couri/EM DA Press

16h20 - PROTESTO CONTRA A COPA
Na Praça Raul Soares, o movimento é normal. No entorno da praça já é possível ver viaturas da Polícia Militar e uma ambulância do Samu. Manifestantes devem chegar a partir das 17 horas.

- Foto: João Henrique do Vale/EM DA Press

16h15 - PROTESTO SERVIDORES MUNICIPAIS
Servidores municipais da saúde e da assistência social fazem manifestação neste momento, na Praça Sete. Segundo informações do Sindibel, há cerca de 300 pessoas reunidas no local. A intenção dos manifestantes é seguir pela Avenida Afonso Pena até a Prefeitura de Belo Horizonte. Ainda de acordo com o Sindibel , o protesto vai ocupar apenas uma faixa da avenida, conforme determinação judicial.

- Foto: Reprodução/BHTrans

.