Servidores municipais fazem um protesto na tarde desta sexta-feira na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.
O grupo está em frente à prefeitura de Belo Horizonte, ocupando duas faixas no sentido rodoviária/Mangabeiras e cumprindo a
determinação judicial de não interditar o trânsito totalmente. Os funcionários de vários setores estão em greve há 10 dias e se mobilizaram uma série de manifestações pela cidade. O ato unificado de hoje é para tentar pressionar a prefeitura a negociar a pauta de reivindicações.
Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), aderiram ao movimento os profissionais da saúde, educação, administrações regionais, fiscalização, limpeza urbana, entre outros grupos. Eles pedem 15% de reajuste salarial e aumento do vale-alimentação para R$ 28, além de reivindicações específicas de cada área.
A prefeitura fez proposta de 5,56% de reajuste nos salários a partir de outubro. Ofereceu também aumento de R$ 1 no vale-alimentação, o que é considerado insuficiente pelos servidores.
Na próxima terça-feira, os trabalhadores irão se reunir novamente em Assembleia Geral Unificada para dicutir as possíveis contrapropostas da PBH e votar pela continuidade ou não da greve..