Segundo os militares, vários ônibus fretados foram para a cidade levando católicos. Um veículo que retornava para Muriaé parou na BR-356 quando os passageiros começaram a sentir náusas, vômitos, dor de barriga e diarreia. O volume de idosos passando mal era grande, por isso os bombeiros foram acionados.
Os militares atenderam a cerca de 30 pessoas, sendo que sete foram encaminhadas para o Hospital São Paulo, em Muriaé, nas viaturas dos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dois deles, Alfredo Fernandes Magalhães, 79 anos, e Leci Pereira, 74 anos, apresentaram situação mais grave e ficaram em observação. A preocupação dos bombeiros foi atender com prioridade idosos com pressão alta e doenças crônicas.
Conforme os bombeiros, outras pessoas foram levadas por parentes para hospitais da região, por isso não há um número exato de vítimas. O Dia Nacional do Congregado Mariano é lembrado no terceiro domingo do mês de maio. Os congregados do Brasil podem ser reconhecidos nas reuniões ou celebrações da igreja pela fita que pende do pescoço da cor azul (cor litúrgica da Virgem Maria), em cuja extremidade está uma medalha prateada com a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo de um lado, de outro a da Mãe Santíssima, a Virgem Maria..