Jornal Estado de Minas

Trânsito é caótico no primeiro dia útil de BRT Move na Antônio Carlos; taxistas protestam

Estão circulando as linhas 50 (Estação Pampulha/Centro- Direta), 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) e 52 (Estação Pampulha/Lagoinha). O maior congestionamento é registrado no trecho entre a nova Estação BRT Pampulha e a o câmpus da UFMG

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Lotação em plataforma da Estação BRT Pampulha, no primeiro dia útil - Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press

O trânsito está congestionado na manhã desta segunda-feira na em toda a extensão da Avenida Presidente Antônio Carlos, no primeiro dia útil de circulação do BRT/Move no corredor. Além disso, taxistas fazem uma carreata no sentido bairro/Centro. Os motoristas protestam contra o fechamento da busway para os táxis, que agora circulam na pista mista. O grupo vai seguir até o Centro e deve parar na porta da prefeitura, na Avenida Afonso Pena.

O ponto de maior lentidão está no trecho entre a nova Estação BRT Pampulha e a o câmpus da UFMG, no Bairro São Luiz. O reflexo da lentidão chega à Avenida Dom Pedro I. O movimento no terminal, inaugurado no sábado passado, também foi confuso na manhã de hoje. O situação é pior que a registrada no primeiro dia de funcionamento da Estação São Gabriel, quando o sistema foi aberto na Avenida Cristiano Machado.

Ainda há obras no local, o que deixou passageiros confusos e a circulação de pessoas prejudicada.

- Foto: Paul Filgueiras/EM DA PressA linha 50 (Estação Pampulha/Centro- Direta) está rodando da Estação Pampulha até o Centro, com paradas nas estações Carijós e Rio de Janeiro. A linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) tem paradas em 15 estações de transferência ao longo da Antônio Carlos. Depois segue para o Centro e vai para a área hospitalar. A linha 52 (Estação Pampulha/Lagoinha) parte da Estação Pampulha, para os pontos na Antônio Carlos e retorna no Complexo da Lagoinha. Neste primeiro momento da operação do BRT Move, oito linhas convencionais serão extintas (2212 A, B e C, 2213, 2215 A, B, C e D) e transformadas em sete linhas alimentadoras (614, 615, 616, 510, 645, 618 e 643).

A mudança significa menos 82 veículos circulando no horário de pico na Antônio Carlos. Em contrapartida, outras 30 linhas que continuam ativas e trafegavam na Antônio Carlos pela pista exclusiva passam a dividir espaço com os carros. Esse também é o caso dos táxis.

O Sindicato dos Taxistas (Sincavir) informou que está dialogando com a BHTrans sobre a possibilidade de circulação na busway. Uma reunião está marcada para dia 22 de maio, quando será discutida a viabilidade técnica da operação de trânsito. Conforme o presidente do Sincavir, Ricardo Faeda, o protesto desta manhã é isolado e promovido por condutores do Vetor Norte, que ficaram muito prejudicados com a nova circulação.

(Com informações de Guilherme Paranaíba)

- Foto: Paul Filgueiras/EM DA Press

.