A Sedese compõe o Comitê Mineiro de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes nos Grandes Eventos, juntamente com mais 31 organizações. O comitê articula ações e estratégias de proteção dos direitos da criança e do adolescente em 43 municípios, que terão impacto direto com a chegada de um grande volume de turistas, estabelecendo fluxos da rede de amparo, capacitação, plantão integrado de atendimento com equipe volante e serviço temporário de convivência.
Nos seis jogos da Copa do Mundo que serão realizados em BH, a Sedese também planeja ampliar as parcerias com emissoras de TV, rádio e jornais impressos e divulgar ainda mais o Disque Direitos Humanos. O serviço telefônico (0800 031 11 19), é gratuito e sigiloso, de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As denúncias são encaminhadas aos órgãos e aos conselhos de direitos humanos para o acompanhamento dos casos denunciados. Após a denúncia, o usuário recebe um número de identificação para que possa acompanhar o andamento da apuração do caso. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Como resultado das ações e da maior conscientização da sociedade, o Disque Direitos Humanos já registrou mais de 15 mil denúncias de violência com o público infanto-juvenil desde 2008, quando foi criada a campanha Proteja Nossas Crianças, que já promoveu mais de 840 ações educativas em todas as regiões de Minas Gerais. A campanha Proteja Nossas Crianças também é coordenada pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Abraço simbólico no Parque Municipal
A Sedese e o Servas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), promovem, nesta terça-feira (20/05), a partir das 12h, um abraço simbólico no Parque Municipal Américo Renê Giannetti, em Belo Horizonte.
Com a proximidade da Copa, o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte têm intensificado as ações de prevenção e proteção integral às crianças e adolescentes. O abraço simbólico é uma das atividades do “Identificar para Proteger”, que contará com peças teatrais, emissão de documentos e serviços de atendimento à saúde e a vacinação simbólica pelos bons-tratos a esse segmento. No ano passado, no entorno do Mineirão, o abraço reuniu mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Serviço
Evento: Abraço simbólico contra a exploração de crianças e adolescentes
Data: 20 de maio (terça-feira)
Horário: 12h
Local: Parque Municipal de BH
Programação
9h - Apresentação de peça teatral De Mala às Artes (FIT);
10h30 - Teatro de mobilização: Criança na Pista;
12h - Abraçando o Parque: pelos direitos das crianças e adolescentes;
13h - Grupo de Teatro Polos de Cidadania (UFMG)
De 10 às 14h
- Serviços de atendimento à saúde, vacinação pelos bons-tratos, fanfarra, brinquedoteca;
- Emissão de documentos de identificação mediante cadastro prévio com o PAIR Regional..