O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, o Parque Ecológico da Pampulha, que fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111, na Pampulha, completa dez anosna quarta-feira e comemora com várias atividades culturais e de educação ambiental. As comemorações começaram no final de semana, com as apresentações do Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua (FIT-BH), “Kalabazi” e “A cobra vai fumar – Uma estória da FEB”, além de atividades como observação de aves, apresentação de dança e oficinas de lazer.
Os próximos eventos comemorativos serão realizadas no sábado, dia 24. Durante o dia, das 9h às 16h, acontece o Brincando na Zoo-Botânica. A partir das 19h, estão programadas as atividades do projeto Jornada nas Estrelas, com a palestra “Vida Extraterrestre e Ufologia: Eles estão aqui?” e observação de planetas, estrelas e aglomerados. O evento termina às 21h30.
Quem visitar o Parque Ecológico também pode aproveitar o dia para contemplar a natureza, descansar, praticar esportes e se divertir. Em seu espaço encontram-se bebedouros, lanchonete, bancos, caramanchões, pista para caminhada e bicicletário, onde os interessados podem pegar uma bicicleta emprestada gratuitamente. Além disso, o espaço oferece também aparelhos de ginástica e playground. Para quem gosta de arte contemporânea, a dica é conhecer o Memorial da Imigração Japonesa, um monumento que celebra a amizade entre Brasil e Japão.
Com uma área de 30 hectares, o parque, administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, começou a ser transformado em 1997, quando foram plantadas três mil mudas de árvores da Amazônia, da Mata Atlântica e do Cerrado, formando o atual bosque. Como parte do projeto, vários equipamentos foram implantados, entre eles o Centro de Apoio, um espelho d’água, uma estação de tratamento de água e o coreto.
A implantação do Parque Ecológico fez parte do trabalho de recuperação da região, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio do programa Pampulha para Todos. O parque pode ser visitado de terça a quinta-feira por grupos agendados. De sexta-feira a domingo e feriados, é aberto ao público em geral, das 8h30 às 17h.