O protesto é sinal de advertência aos governos para aprovarem as matérias de políticas públicas de interesse da sociedade e da categoria policial, no fortalecimento das forças policiais no enfrentamento a criminalidade. Os policiais pedem o nivelamento do salário em todo o país, além de melhores condições de segurança. Os policiais se mobilizam também pela criação do fundo nacional de desenvolvimento da segurança pública, com aprovação da PEC24, e da política nacional de segurança pública, com a provação da PEC51.
Em Minas, a expectativa é que apenas 30% dos serviços serão realizados hoje. A passeata dos policiais no Centro da capital vai contar com servidores do interior de Minas. Em nota a Polícia Civil informou que "defende, como a maioria da população brasileira, alterações legais que contribuam para a redução da criminalidade, mas espera que os policiais civis de Minas Gerais não percam de vista a necessidade de garantir ao cidadão um trabalho efetivo em favor da segurança pública.
Federais
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais convocou todos os filiados para uma reunião na sede do sindicato no dia às 9h30 de hoje. Eles também estão em paralisação e vão debater a reestruturação de carreira e salarial. .