Os policiais civis, que participam de uma mobilização nacional com paralisação de 24 horas, fazem passeata pela capital nesta quarta-feira. Eles chegaram a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, por volta de 12h. O grupo com cerca de 50 servidores saiu da portaria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG), no Bairro Lagoinha, e seguiu em passeata até o Hipercentro.O ato terminou por volta das 13h50.
Os policiais passaram pela Avenida Presidente Antônio Carlos, pegaram o Viaduto da Lagoinha e subiram a Afonso Pena até o cruzamento com a Amazonas. O protesto deixa o trânsito lento, com interdição total ocorre na Afonso Pena e Amazonas. Os policiais estão com faixas e um carro de som.
Por volta de 13h50, o protesto foi encerrado.
A paralisação das atividades por 24 horas faz parte de um movimento nacional de policiais civis e federais do Brasil.
Os policiais pedem o nivelamento do salário em todo o país, além de melhores condições de segurança. Os policiais se mobilizam também pela criação do fundo nacional de desenvolvimento da segurança pública, com aprovação da PEC24, e da política nacional de segurança pública, com a provação da PEC51.
Em nota, a Polícia Civil informou que "defende, como a maioria da população brasileira, alterações legais que contribuam para a redução da criminalidade, mas espera que os policiais civis de Minas Gerais não percam de vista a necessidade de garantir ao cidadão um trabalho efetivo em favor da segurança pública. As formas democráticas de reivindicação merecem respeito, mas considera que o comprometimento com a sociedade é sempre prioridade". Conforme a corporação, os delegados ligados ao Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Minas Gerais (Sindepominas) não vai aderir ao movimento convocado nacionalmente.
Balanço
De acordo com a Polícia Civil, um levantamento preliminar mostra que há paralisações pontuais de alguns policiais. Os serviços de Polícia Judiciária e o atendimento ao cidadão não foram comprometidos,. No Detran/MG da Gameleira, até às 15h, mais 400 vistorias foram realizadas. O Departamento de Investigação de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DIHPP) também funciona normalmente.
Aumento
A polícia informou que todos os policiais civis mineiros terão 15% a mais nos salários a partir de junho, como parte do acordo feito entre o governo e a categoria em 2011 e que já resultou, nos últimos três anos, em 32% de reajuste para todas as carreiras. Ainda em 2014, em dezembro, os policiais terão mais 12% de aumento e, em abril de 2015, outros 15%.