Jornal Estado de Minas

Moradores de ocupações de BH protestam na Cidade Administrativa e fecham a MG-010

Comunidades exigem a retomada das negociações com o governo do estado e protestam contra despejos

Cristiane Silva Guilherme Paranaiba
Manifestantes fecham os dois sentidos da MG-010, em frente à sede do Executivo do estado - Foto: Paulo Filgueiras/Em/DA Press

Moradores da ocupações Esperança, Rosa Leão e Vitória, que ficam na Região Norte de Belo Horizonte, participam de uma manifestação na manhã desta quinta-feira contra os despejos das comunidades e retomada do processo de negociação com as autoridades.
As pessoas se dividiram em dois grupos, um deles interditando a MG-010.

Veja a galeria de fotos do protesto

Moradores das ocupações chegam à Cidade Administrativa - Foto: Adriano Ventura/DivulgaçãoOs manifestantes saíram em marcha às 6h em direção à Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova.

Com faixas, cartazes e hinos, eles alcançaram a MG-010, que ficou fechada no sentido Confins, na altura do km 14, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O grupo, de cerca de 300 pessoas, chegou à sede do governo do estado por volta das 10h15, onde continuam o protesto.

Parte dos manifestantes permanece na MG-010, que está fechada nos dois sentidos. Eles montaram barricadas que ocupam as faixas e incendiaram parte do material. O trânsito é lento em direção ao Centro de BH e a Confins. O congestionamento chega a 10 quilômetros somando ambos os sentidos, segundo a polícia.


A assessoria de imprensa do Executivo informou que o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Sérgio Paoliello, vai receber um grupo de manifestantes para ouvir as reivindicações.

.