Os moradores da ocupações Esperança, Rosa Leão e Vitória, que ficam na Região Norte de Belo Horizonte, voltaram a fechar os dois sentidos da MG-010 em frente à Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, no fim da tarde desta quinta-feira.
Veja mais imagens do bloqueio
O grupo protesta contra as ações de despejos que autorizam a retirada dos moradores. De acordo com a assessoria do Governo de Minas, integrantes da ocupação se reuniram por aproximadamente cinco horas com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) e a polícia militar. Em nota, o Governo de Minas informou que se comprometeu a atuar junto ao Poder Judiciário e à Prefeitura de Belo Horizonte para marcar uma reunião entre todas as partes, de forma a manter aberto o canal de diálogo.
Esse é o segundo protesto dos moradores nesta quinta-feira. Mais cedo a pista foi fechada por aproximadamente três horas.
Os manifestantes saíram em marcha às 6h em direção à Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova. Com faixas, cartazes e hinos eles alcançaram a MG-010, que ficou fechada no sentido Confins, na altura do km 14, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O grupo, de cerca de 300 pessoas, chegou à sede do governo do estado por volta das 10h15, onde continuaram o protesto.
A MG-010 foi fechada nos dois sentidos pelos manifestantes que montaram barricadas e incendiaram parte do material. Nas três horas de bloqueio, o clima entre os moradores das ocupações e motoristas ficou tenso. Em um dos casos, um motociclista conseguiu passar pelos manifestantes e acabou derrubado por um deles. A Polícia Militar interveio rapidamente e evitou que o condutor fosse agredido.
Os manifestantes deixaram a rodovia às 13h26 e foram para o hall de entrada da sede do Governo de Minas. Eles voltaram para a pista as 17h10 e liberaram as 18h25..