A emissão da certidão de nascimento dentro das próprias maternidades está sendo proporcionada a milhares de outros recém-nascidos em Minas Gerais. O programa das Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento já foi implantado em 18 hospitais e maternidades do estado. Até agora, foram emitidos quase sete mil documentos dentro das maternidades, conforme números da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, que implementa o programa “Erradicação do Sub-registro Civil em Minas Gerais” em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público Estadual, cartórios e Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), além das próprias maternidades.
Ainda neste ano, segundo o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, deverão ser inauguradas mais 17 unidades. “Com esse programa, a criança, logo depois de vir ao mundo, recebe a certidão de nascimento, que é o passaporte para a cidadania. A mãe sai da maternidade levando a criança em um braço a certidão de nascimento no outro braço”, disse Bernis, que participou da inauguração do serviço no Hospital Universitário, nesta semana.
A maternidade do Hospital da Unimontes conta com 30 leitos, registrando uma média de 180 nascimentos por mês. Com atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário recebe mulheres de todo o Norte de Minas, a maioria carente.
Alexandre Lopes Silveira Torres, de 23 anos, pai das gêmeas Beatriz e Isabela, comemorou a implantação do serviço dentro própria maternidade. “Ficou muito fácil para a gente, com o documento sendo emitido sem burocracia”, disse Alexandre, “pai de primeira viagem”, que trabalha como gerente de restaurante em Montes Claros. A mãe dos bebês é Maria Clara Borges Lessa, de 20, sem profissão.
Como funciona:
A unidades de emissão de certidão de nascimento instaladas nas maternidades são interligadas diretamente aos cartórios de registro civil pela internet. Um funcionário fica responsável por receber a documentação dos pais e, dentro da maternidade, “lança” as informações, transmitidas ao cartório pelo sistema online. Desta forma, a certidão de nascimento é emitida, impressa e entregue aos pais pelo prazo de apenas 15 minutos. .